PERMANÊNCIA
EXPOSIÇÃO DO ACERVO
Um recorte do acervo da Galeria Theodoro Braga.
Há 47 anos, a Galeria Theodoro Braga tem sido um sinalizador cultural da nossa região, testemunhando e difundindo as expressões artísticas do Pará, da Amazônia e do Brasil. Ao longo das décadas passou por adequações e evoluções – físicas e conceituais – tornando-se assim um importante instrumento na preservação da memória e na promoção do pensamento crítico da Arte Contemporânea.
Mais que uma sala de exibição, desde sua concepção a galeria funciona como um espaço da memória, no qual variadas manifestações das artes visuais se encontram para inspirar e instigar debates. Hoje, além dos programas de fomento tradicionais como o Prêmio Branco de Melo e o Projeto GTB, instituiu-se o Prêmio Novos Contemporâneos, que incentiva a produção artística emergente da nova geração.
É impossível imaginar a memória de uma civilização sem suas expressões artísticas.
Na Fundação Cultural do Pará, a Galeria Theodoro Braga assume a responsabilidade de zelar pela permanência desse bem público, materializado nas mais de 300 obras que constituem seu patrimônio, construído ao longo dos anos. Com o processo de digitalização das peças do acervo e a realização de exposições presenciais e virtuais,
diluem-se os muros institucionais que o acolhem e preservam, num movimento recorrente de ir e ocupar para ingressar em novos lugares, como outrora ocorreu do Teatro da Paz à FCP.
Nesta exposição, desejamos que você perceba algumas destas transformações e continuidades da Arte Contemporânea Brasileira. Da pintura à fotografia, da escultura
à instalação, cada obra é parte de um elo na corrente de nossa história visual recente; são testemunhas plásticas da nossa identidade coletiva. Nesta mostra o encontro com o passado e o presente não é apenas uma celebração da arte, mas também um lembrete do papel vital que ela desempenha em nossa jornada como sociedade. Que as obras aqui apresentadas ecoem além das paredes desta galeria, conectando-se às suas percepções, pensamentos e corações.
Galeria: