Olhares Ilhados
Você me disse: estas imagens na exposição conectam lugares, relações e memórias, à revelia dosrios que nos separam. Cotijuba firma-se território para os processos investigativos, processos imersos em torno de noções de identidade e de pertencimento.
Eu pensei: eu compreendo tudo! Compreendo. Cotijuba existe em mim como realidade e paraíso, repositório também de afetos e de experiências. Em suas praias sonhei e pude, igualmente, conectar-me contigo.
Você acrescentou: estas obras em cianótipos, serigrafias e fototipias em folhas foram algumas das traduções suas e de outras e outros sobre este local. São, portanto, traduções em torno das relações que você carrega. Lídia, Lene, Solange e Adriana representam algo de mais profundo até. Você se reconhece nelas!
Eu considerei: sim, a coletividade é nossa defesa contra o obscurantismo, contra os crimes que tingem nossas comunidades e lideranças. Em meio ao luto cotidiano de nossas florestas, florestas
tão antigas como o tempo, acessar estas emoções visuais pode nutrir vidas inteiras em nossoscorpos. As árvores, Evna, guardam em suas seivas o carvão de nossas feridas.
John Fletcher
Galeria: