Folguedos Juninos
Mostra de acervo do Curro Velho
TEXTO CURATORIAL
O mês de junho é consagrado no Brasil aos folguedos juninos, expressão da cultura popular caracterizada pelo cruzamento entre dança, música e teatro, fazendo parte do rico imaginário folclórico brasileiro. Ao Norte, estes folguedos tomam feições bastante específicas nos brinquedos de rua do Boi Bumbá, em danças folclóricas como o Carimbó, no teatro popular originalíssimo dos Pássaros Juninos, e sobretudo na expressão cênica e coreográfica cada vez mais rebuscada das Quadrilhas juninas.
Folguedos traduzem a vocação festiva do povo, e sua relação lúdica com referências religiosas e étnicas, em especial as que estão ligadas a formação do povo brasileiro. A presença ostensiva de cores e a vibração intensa de suas danças e temas musicais reafirmam sua força expressiva, e a permanência de suas tradições, passadas de geração a geração, adaptando-se e reorganizando-se em torno dos elementos contemporâneos da Cultura.
O núcleo de oficinas Curro Velho possui em seu acervo diversos registros plásticos da multiplicidade formal dos Folguedos Juninos, em técnicas que vão do papel machê ao miriti, do desenho à pintura, da cerâmica ao objeto, compondo dessa maneira um painel bastante legítimo da cultura popular, haja vista que seus artistas e artesãos são os mesmos que, chegada a quadra junina, transcendem o duro cotidiano para transfigurar-se nas gloriosas personas alegóricas dos Folguedos Juninos, de corpos, gestos e vozes alterados pelo fulgor de sua dança, música e teatralidade únicas.
Renato Torres
Músico, poeta e arte educador
Veja Mais