1 2 3 4

O Boi que Brinca

A mascarada de São Caetano de Odivelas

A brincadeira de boi de máscara, mais importante expressão popular do município de São Caetano de Odivelas, no nordeste paraense, é tema da exposição de abertura da Galeria Benedito Nunes, espaço que foi inaugurado na última quinta-feira (3), junto com a entrega da Biblioteca Pública Arthur Vianna, espaço totalmente reformada pelo Governo do Estado.

A exposição “O Boi que brinca: a mascarada de São Caetano de Odivelas” pode ser visitada até o dia 30 de maio, de 9h as 18h. A entrada é franca. A Galeria fica no subsolo do prédio-sede da Fundação Cultural do Pará (FCP).

Segundo Eliane Moura, técnica em gestão cultural da FCP, um dos principais objetivos dessa galeria é trazer para Belém um pouco das manifestações culturais do interior do Estado. “Uma das propostas da galeria é ir ao interior, fazer essa seleção e trazer para Belém os principais elementos, que foi o que fizemos em São Caetano”, conta.

 
A equipe da FCP visitou todos os currais dos bois, conversou com vários mestres e observou nesse passeio que existiam vários elementos que faziam parte de todo o enredo, mas também existiam as peculiaridades. “Tentamos trazer um pouco de cada grupo para que tudo estivesse representado aqui”, conclui Eliane Moura.

“Boi que Brinca” - “O protagonismo do boi nas festas populares tem origem nos mitos de colheita ligados ao ciclo das estações, sendo sagrado no Egito e na Índia. Contudo, sua presença em contextos religiosos geralmente o conduz ao sacrifício – o que permanece como um traço reminiscente no enredo lendário de Catirina e Pai Francisco, presente em grande parte das manifestações brasileiras, onde o boi ainda precisa passar pelo ritual cristão de morte/ressurreição”, explica Renato Torres, técnico em gestão cultural da FCP.

De acordo com André Parente, estagiário do curso de Artes Visuais que trabalha na Galeria, a equipe do espaço está de braços abertos para receber o público. “Podem vir, pois nessa exposição o público pode se sentir na ‘Brincadeira do Boi’ e conhecer os personagens dessa manifestação cultural: o boi, o cabeçudo, o pierrô e o buchudo. E também ter a oportunidade de conhecer uma cultura do seu estado na sua cidade”, convida o servidor.

Serviço: A exposição “O Boi que brinca: a mascarada de São Caetano de Odivelas” é aberta ao público no horário de 9h as 18h, na Galeria Benedito Nunes, que fica no edifício sede da FCP, com entrada pela avenida Conselheiro Furtado. Entrada franca.

Por Helena Saria
05/05/2018 às 11h56

Veja mais