A Pele da Cor Expandida
Simões
A Galeria Benedito Nunes, na sede da Fundação Cultural do Pará, em Belém, recebeu a exposição “A Pele da Cor Expandida”, do artista plástico Simões. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Branco de Melo 2023, e reúne 87 pinturas sobre tela e papel. O evento foi aberto numa quarta-feira (26), as 19 h, com entrada gratuita e prossegue até 26 de maio.
As obras de Simões utilizam uma variedade de cores e trazem elementos abstratos e geométricos, que ocupam e definem o “território visual” da exposição. Segundo o artista, a exposição de tantas obras ao mesmo tempo é um recorde.
Artista paraense, Simões é um veterano nas artes, tendo realizado sua primeira exposição aos 17 anos, em 1976.
Novas sensações - Simões afirma que suas peças não pretendem passar imagem alguma. "Não acredito que a função da arte seja passar mensagem. A arte deve, acima de tudo, instigar a sensibilidade das pessoas, fazê-las experimentar novas sensações e o prazer de defrontar-se com novas e instigantes linguagens. Resumindo, a arte educa a sensibilidade, e ao fazer isso ela cumpre sua função", explica.
Das 87 obras, 32 foram produzidas com a técnica acrílica sobre tela. Nas outras 55, a técnica é acrílica sobre papel (Canson).
Segundo a coordenadora da Galeria Benedito Nunes, Eliane Moura, "estamos muito felizes por essa exposição abrir o ciclo de eventos na Galeria Benedito Nunes. Temos certeza que o público vai amar essa exposição, que é uma explosão de cores e uma visita muito especial ao concretismo brasileiro".
Sobre Simões, Eliane declarou que "ele é um dos grandes artistas da nossa cidade, e está vivendo um lindo momento de sua carreira com pesquisas no campo das artes, especificamente com pintura".
Simões é um veterano nas artes, tendo realizado sua primeira exposição aos 17 anos, em 1976. Tornou-se um dos expoentes da geração oitentista de artistas plásticos paraenses. Atualmente, ele é dono de um atelier na Ilha de Mosqueiro (distrito de Belém).
Entre 2000 e 2010, Simões se afastou da pintura para se dedicar ao Café Imaginário, bar e espaço cultural temático na capital.
Por Álvaro Frota (FCP)
26/04/2023
Veja Mais