Cursos e Oficinas

Teatro Margarida Schivasappa

O Teatro Margarida Schivasappa é um espaço de referência e importante símbolo da construção e manutenção do processo cultural, pois possibilita, de forma democrática, a abertura do cenário regional, nacional e internacional para os artistas da cultura popular.

Inaugurado em 26 de fevereiro de 1987 com o propósito de implantar projetos de ação que visam ampliar a visibilidade da cultura artística, o TMS desenvolve dentro da missão/política de ação da FCP, à exibição de peças teatrais, espetáculos musicais e de dança.

Neste sentido, o TMS promoveu ao longo de sua história, projetos de incentivo à Cultura, disponibilizando pautas gratuitas para músicos, atores e bailarinos que obtiveram apoio da FCP por meio de pautas gratuitas com toda a infraestrutura da Sala de Espetáculos – incluindo equipamento de som e iluminação – e apoio equipe da técnica para a realização dos espetáculos.

Assim, já foram apresentados no palco do TMS espetáculos das mais diversas origens: companhias dos bairros periféricos de Belém, alunos de escolas públicas e particulares, eventos em prol de causas solidárias, grupos artísticos do interior do estado, espetáculos de produção independente dentre outros.

Por ser um dos maiores e mais bem equipados teatros da cidade, o TMS também já foi palco para artistas conhecidos pela TV ou Cinema Nacional, orquestras, grupos de dança, de teatro, de circo, etc.

Margarida Schivasappa

Foi professora de Canto Orfeônico, folclorista, membro da Academia Paraense de Teatro, Diretora de Teatro, Carnavalesca e Fundadora da Sociedade Paraense de Educação. Nasceu em Belém do Pará, no dia 10 de novembro de 1895. Filha de Henrique Schivasappa e Corina da Costa Schivasappa, estudou no Instituto Carlos Gomes e posteriormente concluiu aperfeiçoamento no Conservatório de Canto Orfeônico.

Aluna de Heitor Villa Lobos e saudada por Bibi Ferreira, Margarida deixou grandes contribuições para nossa cultura e atuou decisivamente para o crescimento das artes cênicas na região Norte.