Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Exposição “Belém: Narrativas Urbanas” leva contos sobre a cidade para Icoaraci
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Exposição “Belém: Narrativas Urbanas” leva contos sobre a cidade para Icoaraci

  • Publicado: Quinta, 23 de Agosto de 2018, 18h28
  • Última atualização em Quinta, 23 de Agosto de 2018, 22h10
  • Acessos: 370

Contemplada pelo Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística da Fundação Cultural do Pará (FCP), a exposição “Belém: Narrativas Urbanas” será apresentada na próxima sexta, 24, às 9h, na Escola Estadual de Ensino Médio Avertano Rocha, em Icoaraci. Além da mostra e leitura dos contos, haverá ainda uma programação especial de debates com professores, alunos e o autor.

Benone Araújo, escritor dos contos, explica que a exposição precede a parte mais importante do evento, que é o debate com os alunos. “Vamos expor os contos impressos em formato de banner, na área comum da escola. Eu acho que a riqueza neste caso está em oferecer não apenas esses contos, mas também em refletir sobre a Belém do passado, e essa belém moderna”, pontua o autor.

Os textos são baseados em fatos reais, mas contados de uma perspectiva não-factual. “A gente chama essa visão hoje de literatura autônoma, onde os elementos da vida real se confundem com o que é o imaginário, sem ser realmente ficção. É como dizem, o povo aumenta mas não inventa”, explica Araújo. Serão três momentos de debate, cada um com uma leitura de um conto diferente, mediado por um professor da escola. “Às 8h vamos ler e abrir um diálogo comigo intermediado por um professor. Os alunos então vão poder tecer comentários, perguntas, etc.”, detalha Benone.

Um dos contos da exposição traz o episódio histórico do navio Brigue Palhaço, um dos eventos motivadores da Revolta da Cabanagem, onde centenas de belenenses foram massacrados. Nesta história, Benone cria uma narrativa a partir do ponto de vista do único sobrevivente. “Peguei as fontes históricas e oficiais da época, mas coloquei a perspectiva dele para mostrar como é estar lá e ver o que não foi divulgado pelos órgãos oficiais”, conclui o autor.

Serviço: a exposição “Belém: Narrativas Urbanas” será apresentada na próxima sexta, 24, às 9h, na Escola Estadual de Ensino Médio Avertano Rocha, em Icoaraci.

registrado em:
Fim do conteúdo da página