Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Fonoteca apresenta projeto “Literatura para Ouvir”
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Fonoteca apresenta projeto “Literatura para Ouvir”

  • Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 14h53
  • Última atualização em Segunda, 18 de Junho de 2018, 14h53
  • Acessos: 185
imagem sem descrição.

Fonoteca apresenta projeto “Literatura para Ouvir”

A partir de hoje, 18, inicia a programação do “Literatura para ouvir”, uma iniciativa da Fonoteca Satyro de Mello da Fundação Cultural do Pará, localizada no terceiro andar do Centur.

Durante a mostra o público poderá ouvir cordéis, poemas e poesias de autores brasileiros como Olavo Bilac, Vinicius de Morais, Carlos Drummond de Andrade e também haverá contos de Machado de Assis, histórias e Crônicas de Rachel Queiroz em cds e vinis. A programação é realizada sempre no horário das 13 às 16h.

O universitário de biblioteconomia, Ricardo Pascoal, um dos responsáveis pelo projeto, conta que a ideia surgiu após ser proposto pela responsável da Fonoteca, Nazaré Jackson. Ela pediu que fizessem uma programação para o mês de junho e encontrou o que estava procurando no acervo. “Estava verificando e limpando alguns discos, quando me deparei com o vinil “Literaturas de cordel”. Pensei porque não trabalhá-la na oralidade? Por conta das poesias, poemas histórias e contos”, explica.

De acordo com Ricardo Pascoal, a intenção do evento é trazer quem não tem o costume da leitura, apresentá-la de outra maneira, de incentivar a ler. “O objetivo é aproximar o leitor, ou seja, aqueles que não têm ou possuam alguma familiaridade com a leitura e trazer novos leitores”, diz.

Ele comenta que optou pelos autores brasileiros, pois foi o que encontrou no espaço da Fonoteca e cita alguns nomes da literatura brasileira que poderão escutar no dia da programação. “Os autores são: Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Machado de Assis, Olavo Bilac, Manuel Bandeira e Vinícius de Morais. Tudo isso será contado em cd ou vinil”, conclui.

Serviço: Fonoteca apresenta projeto “Literatura para Ouvir”

Período: 18 a 22 de junho de 2018

Horário: 13h às 16h.

Local: Fonoteca Satyro de Mello, 3º andar Av. Gentil Bittencourt.

Programação

18/06: Literatura de Cordel e Morte e Vida Severina

19/06: Poemas de Olavo Bilac, Vinícius de Morais, Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Manuel Bandeira

20/06: Romance “A Morte e A Morte de Quincas Berro D’Água” de Jorge Amado

21/06: Contos de Machado de Assis por Othon Bastos

22/06: Histórias, Contos e Crônicas de Rachel de Queiroz por Arlete Sales.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página