Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Começa, hoje, o Encontro Pan-Amazônico de Bibliotecas Públicas no Hangar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Começa, hoje, o Encontro Pan-Amazônico de Bibliotecas Públicas no Hangar

  • Publicado: Domingo, 03 de Junho de 2018, 18h02
  • Última atualização em Segunda, 04 de Junho de 2018, 09h31
  • Acessos: 301

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Diretoria de Leitura e Informação, promoverá nos dias 4 e 5 (segunda e terça-feira), o I Encontro Pan-Amazônico de Bibliotecas Públicas, na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro - realizada de 2 a 10 de junho, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. O objetivo é compartilhar informações, conhecimentos e boas práticas em bibliotecas públicas, para valorizar o papel dos profissionais que atuam como mediadores do acesso à informação e na formação cultural em espaços públicos, além de dinamizar o papel da biblioteca.

Giselle Arouck, diretora de Leitura e Informação da FCP, explica como a Fundação chegou ao formato do evento. “O encontro é resultado da aprovação de um projeto junto ao Iberbibliotecas, e ocorre no quarto ano de realização de encontros de leitura e informação no Pará. Em 2015 e 2016, realizamos os encontros de bibliotecas públicas aqui mesmo, na sede. Em 2017 fizemos um movimento da capital para o interior, realizando os encontros nas regiões de Integração, e agora, em 2018, estamos tentando reunir os países da Pan-Amazônia, com representantes das bibliotecas públicas desses países”, conta a diretora.

A programação começará com rodas de conversa sobre políticas do livro, leitura, literatura e bibliotecas na América Latina, e ainda sobre a formação do profissional de bibliotecas públicas da América Latina, além de uma mesa de boas práticas das bibliotecas públicas da Pan-Amazônia.

O evento contará com as presenças de Mansur Bassit, secretário da Economia da Cultura, do Ministério da Cultura; Osmar Arouck, da Biblioteca do Senado Federal, e Daniela Greeb, do Instituto de Políticas Relacionais (IPR), além de outros convidados, como Adriana Ferrari, da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (Febab); Sueli Ferreira, da Federação Internacional de Associações e Instituições Bibliotecárias (Ifla), e representantes da ONG Recode.

Marinilde Barbosa, secretária Executiva do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Pará, ressalta a importância do evento, informando que “teremos representantes de oito estados que compõem a Amazônia Legal e de três países convidados, Colômbia, Equador e Peru”.

Serviço: o I Encontro Pan-Amazônico de Bibliotecas Públicas ocorrerá na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, na sala 6 do Hangar, na Avenida Doutor Freitas. No dia 4/06 a programação será das 14 às 18 h, e no dia 5, das 09 às 12 h, e das 14 às 16 h. O credenciamento será no dia 4, das 13 às 14 h, para os inscritos previamente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página