Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Fundação Cultural do Pará entrega obras literárias a artistas contemplados
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Fundação Cultural do Pará entrega obras literárias a artistas contemplados

  • Publicado: Quinta, 10 de Maio de 2018, 14h49
  • Última atualização em Sexta, 11 de Maio de 2018, 15h49
  • Acessos: 574
imagem sem descrição.

A Fundação Cultural do Pará (FCP) - por meio do Edital “Prêmios Literários”, um dos produtos do Programa Seiva de incentivo à Arte e à Cultura – recebeu, no final da manhã desta quinta-feira (10), 15 artistas contemplados pelo edital. O Prêmio tem como objetivo incentivar, valorizar e dar visibilidade às atividades literárias desenvolvidas em diversas regiões do Brasil, em especial no Pará. Eles foram premiados na edição de 2016 e agora terão o lançamento no próximo mês de junho.

Os autores receberam os livros a serem lançados na XXII Feira Pan-Amazônica do Livro, no período de 1 a 10 de junho. A entrega das obras foi feita pela presidente da FCP, Dina Oliveira e demais diretores em uma cerimônia no auditório da Biblioteca Arthur Vianna.

No Edital Prêmios Literários são premiadas obras literárias inéditas escritas em língua portuguesa em diversas categorias como romance, dramaturgia, poesia e literatura infanto-juvenil em todo o território nacional.

Para Fernando Sampaio Neto, um dos contemplados com a obra Ladir vai ao parque e outras histórias, a premiação foi quase uma surpresa. “Tinha diversos contos escritos, coisas que fui escrevendo e deixando guardado. Quando vi o edital resolvi revê-los e tentar fazer algo com eles. Aí concorri e fui escolhido”, comemora o autor.

Quanto ao processo de submeter uma obra literária ao crivo de um edital, Sampaio dispara: “É bem emocionante. Geralmente a gente escreve, mas sempre preocupado em não perder os argumentos, e quando vai participar de um edital é preciso reler tudo com outros olhos, buscando adequar o texto às disposições do edital”, explica.

No que diz respeito à entrega dos livros, o produto final da premiação, Fernando Sampaio ressalta que a expectativa em relação ao livro é “bem confusa”. “Sei que vou ver coisas que ainda gostaria de alterar, que gostaria dereescrever, então isso é um pouco angustiante.  Por outro lado, é a materialização de um sonho, um esforço materializado em forma cabal, ainda mais com a chancela de um prêmio nacional”, finaliza Fernando.

A escritora Laura Nogueira, contemplada com o Livro “Poema Pequeno”, com 30 poemas que falam da vida e do mundo. A autora  natural da cidade de Uruará, sempre conviveu com o mundo da poesia e escreve desde muito nova. Ela ressalta que está muito feliz com a publicação do seu primeiro livro. “A poesia permeia meu trabalho de professora, Estou muito feliz mesmo com este momento, pois o livro ainda é o maior reconhecimento para um escritor, estou muito grata”, finaliza.

Autores

Os autores contemplados no Edital Prêmios Literários 2016 estão Alfredo Garcia, Maciste Costa, José Antônio Neto, Tiago Braga, Fernando Gurjão Sampaio, Saulo Sisnado, Carlos Moraes, Anselmo Gomes, Francisco Canindé, Nathália Cruz, Laura Nogueira, Solange Firmino, Jonas Chagas, Mar Zalez, Guimarães de Moraes e Sid Quaresma.

registrado em:
Fim do conteúdo da página