Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > 12 bibliotecas do Pará são contempladas pelo programa nacional Conecta Biblioteca
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

12 bibliotecas do Pará são contempladas pelo programa nacional Conecta Biblioteca

  • Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 11h13
  • Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 16h35
  • Acessos: 811
imagem sem descrição.

O Programa Conecta Biblioteca da ONG Recode e da Caravan Studios, com apoio do Ministério da Cultura, selecionou 108 bibliotecas para fazerem parte do programa. Doze das selecionadas estão situadas no Pará, que foi o estado com maior número de espaços contemplados. As cidades são Oriximiná, Aurora do Pará, Marabá, Baião, Augusto Corrêa, Cachoeira do Piriá, Breves, Primavera, Tailândia, Juruti, Barcarena e Tucuruí.

Houve uma campanha desenvolvida pela Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio da Diretoria de Leitura e Informação (DLI) e o Sistema Estadual de Bibliotecas, para que os municípios se inscrevessem. A campanha foi de total importância para que o número de bibliotecas contempladas fosse tão grande.

A iniciativa busca estimular o desenvolvimento social de através do incentivo cultural às comunidades por todo o país, usando as bibliotecas como meio para isso, atraindo novos frequentadores, em especial crianças e adolescentes em situações de risco. Para isso, o projeto conta com três etapas: Fortalecer as habilidades dos profissionais da biblioteca; aumentar o número de usuários através de programações e garantir sustentabilidade dos espaços, elaborando um plano para isso.

As 108 selecionadas e mais outras dezenas de bibliotecas participarão do II Encontro Nacional Conecta Biblioteca, em maio, no Rio de Janeiro. A finalidade é trocar experiências, métodos e dar início a um processo de formação de profissionais que vão identificar as necessidades dos espaços e das comunidades.

Ano passado as cidades de Curuá, Inhangapi, Curralinho, Ponta de Pedras, Tomé Açu, Redenção e Abaetetuba já haviam sido contempladas no Programa Conecta Biblioteca. Totalizando agora 19 bibliotecas contempladas pelo Programa no território paraense.

registrado em:
Fim do conteúdo da página