Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Oficinas de restauro e higienização da Biblioteca Pública Arthur Vianna conquistam o público
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Oficinas de restauro e higienização da Biblioteca Pública Arthur Vianna conquistam o público

  • Publicado: Quarta, 21 de Março de 2018, 11h23
  • Última atualização em Quarta, 21 de Março de 2018, 17h14
  • Acessos: 504
imagem sem descrição.

Nos últimos anos, as oficinas de restauro e higienização da Biblioteca Pública Arthur Vianna da Fundação Cultural do Pará (FCP), tem recebido um aumento na demanda de alunos, principalmente na oficina de restauro, o que aponta um grande sucesso. Em março foram mais de 20 alunos das 18 vagas oferecidas pela FCP. Para o mês de abril, as inscrições para as oficinas já estão abertas e disponibilizadas no Portal da FCP.

“A demanda está sendo grande, mais de 20 alunos por turma, e nós temos visto um grande resultado. A comunidade tem participado, ajudando na divulgação”, explica Suzana Tota da Silva, coordenadora de processos técnicos da FCP.

Os alunos que procuram os cursos não são apenas acadêmicos de biblioteconomia, museologia ou arquivologia, que são áreas relacionadas, mas é possível ver alunos e profissionais de diversas áreas como: psicólogos, assistentes sociais e historiadores. “As pessoas procuram as oficinas, até por uma questão sentimental, por terem algum acervo de família, ou porque querem aprender a manusear ou fazer a higienização desse acervo, não mais apenas por serem profissionais da área”, comenta.

Segundo ela, depois de concluir as oficinas, boa parte desses alunos se torna voluntário, o que mostra um vínculo afetivo com a Fundação Cultural do Pará, e com a missão de preservação do acervo da Biblioteca Pública Arthur Vianna.

Nesta última oficina, além dos livros teve também restauro de fotografias, um material diferenciado “Os alunos por terem contato com esse tipo de material acabam aprendendo que não é apenas a retirada de impurezas, é a identificação que acompanha aquela obra, estado de conservação. O instrutor Waldinei Romano, com a sua experiência, passa esse conhecimento para os alunos”, conclui Suzana Tota.

As inscrições para as oficinas encerram no dia 28 de março. Os alunos que efetuarem sua inscrição pelo site devem ficar atentos para a confirmação de inscrição que será feita por telefone alguns dias antes do inicio das oficinas.

As aulas iniciam no dia 02 de abril nos horários de manhã e tarde. Mais informações pelo telefone: 3202-4372.

 

Serviço: Oficina de Higienização de Acervos Bibliográficos

Período de realização:  TURMA A :03/04 a 13/04/2018

                                      TURMA B :16/04 A 27/04

Horário: 08:00 as 12h (Turma A)

              08:00 as 12h (Turma B)

Número de vagas: 16

 

OFICINA DE RESTAURO DE ACERVOS BIBLIOGRÁFICOS 

Período de realização: 02/04 a 27/04/18

Horário: 13:00 as 17:00h

Número de vagas: 18

registrado em:
Fim do conteúdo da página