Página inicial > Notícias > Programação das oficinas de arte e Ofício começa nesta terça-feira

Programação das oficinas de arte e Ofício começa nesta terça-feira

• Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 15h14
  • Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 16h52

As Oficinas Curro Velho e Casa da Linguagem abrem nesta terça-feira, 06, as inscrições para as oficinas regulares do mês de fevereiro e o grande destaque são as de linguagem verbal e audiovisual. As inscrições são presenciais e gratuitas para alunos matriculados da escola pública. Clique aqui e veja a programação de cursos ofertados.

As inscrições para o módulo de fevereiro iniciam na terça-feira, 06, e seguem até o dia 19. Com a grande procura pelas oficinas da área de verbal, a coordenação construiu uma grade diversificada com as mais variadas oficinas.

Para o mês de fevereiro, pode-se destacar a oficina de Escrita Criativa, ministrada por Rogério Tancredo e a de Laboratório de Leitura Literária, ministrada por Telma Monteiro, ambas no período da tarde.

Segundo o instrutor Rogério Tancredo a oficina tem como objetivo libertar a escrita e disparar o texto por meio de dinâmicas que partem da própria escrita. “Fazer com que esse aluno tenha contato com textos literários como poemas, contos, trechos de romances possibilita a ele moldar e melhorar seus textos” conta.

Não se tem como ensinar alguém a escrever, escrever se aprende praticando e essa será a metodologia durante todo o curso. O instrutor afirma que será feita provocações que faça com que a escrita venha à luz independente de sua qualidade “Estarei como um orientador para fazer com que sejam aparados os desvios ao longo do texto e torná-lo mais eficiente em sua compreensão.”

A oficina de Laboratório de Leitura Literária será adotada uma metodologia de interpretação de textos de forma oral, a prática da leitura em voz alta, que envolve exercícios com as pontuações, entonação e ritmo.

A instrutora Telma Monteiro reforça que material adotado é composto por textos literários e os mais diversos, possibilitando o aluno a uma análise e interpretação desse texto. O laboratório é aberto a qualquer pessoa que tenha afinidade ou uma certa “vergonha” diante do público.

“A oficina pretende desenvolver a partir da interpretação de textos literários, possibilitar o aluno que consiga desenvolver uma fala mais desenrolada perante o público” conta.

Usaremos os jogos e várias dinamicas que possibilite a integração, improvisação, imaginação e expressão corporal.

Audiovisual - E para quem gosta de fotografia e vídeo, as oficinas de audiovisual realizadas no Curro Velho terão quatro opções de cursos para fevereiro, entre eles fotografia digital, documentário em mídias móveis e linguagem cinematográfica.

O objetivo das oficinas de audiovisual é ensinar os alunos a editarem ou filmarem um documentário por exemplo. A instrutora da Oficina de Documentário em Mídias Móveis, Tábita Oliveira, conta que para este ano pretende trabalhar de forma diferente em relação aos documentários e acrescenta que a experiência foi positiva. “Em relação à turma do ano passado, os alunos eram muito desenvolvidos, eles haviam passado por outras oficinas, tinham muita maturidade. Para esse ano espero conseguir trabalhar seis tipos diferente de documentários”, explica.

A instrutora conta que o objetivo da oficina é ensinar, mostrar de forma simples como fazer um documentário e os tipos que podem ser produzidos. “Pretendo mostrar de forma prática o que é um documentário, vão conhecer vários estilos de documentários e irão aprender como produzir pelo celular” comenta. Ela afirma que os alunos escolhem o tema do documentário que irão produzir e a instrutora trabalha com eles, o conteúdo que foi escolhido”, conclui.

Ano passado, a jornalista Tábita Oliveira, 35, e os alunos da oficina produziram um mini documentário chamado “Tauácy”, Mãe argila. O documentário destaca a importância da cerâmica e conta a história do Mestre Rosemiro Pereira.

Serviço: Inscrições para as oficinas do Curro Velho e Casa da Linguagem

Período: 06 a 19 de fevereiro de 2018.

Local: Oficinas Curro Velho – Rua Prof. Nelson Ribeiro, 287 - Telégrafo, Belém

Avenida Nazaré, 31 - Nazaré, Belém