Ir direto para menu de acessibilidade.

destaque

Página inicial > Notícias > Cine Alexandrino Moreira exibe “A Opinião Pública”, de Arnaldo Jabor
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cine Alexandrino Moreira exibe “A Opinião Pública”, de Arnaldo Jabor

  • Publicado: Sexta, 26 de Janeiro de 2018, 09h17
  • Última atualização em Sexta, 26 de Janeiro de 2018, 09h24
  • Acessos: 92
imagem sem descrição.

A produção nacional “A Opinião Pública”, de 1967, encerra a programação de filmes no mês de janeiro do Cine Alexandrino Moreira da Fundação Cultural do Pará (FCP). A exibição é uma realização do Laboratório de Produção Digital (LPD) e será nesta segunda-feira, 29, a partir das 19 horas, com entrada franca para o público.

O documentário dirigido por Arnaldo Jabor retrata a visãoda classe média de 51 anos atrás. Durante a ditadura militar, o diretor coleta depoimentos de membros da classe média expondo suas opiniões sobre diversos assuntos, como juventude, misticismo, política e meios de comunicação de massa.

O cineasta consegue ironizar a opinião pública da classe média daquele período mostrando histórias de pessoas comuns, como jovens, mulheres, empresários ou senhores de idades, no melhor estilo “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”.

Jabor registra opiniões mal construídas de personagens típicos da chamada classe superior. O reflexo disso é a crítica formada em relação ao pensamento de uma parte desta população sem as mínimas condições de discutirem sobre assuntos que envolvessem o bem comum da sociedade, se restringindo apenas em seus interesses exclusivamente pessoais.

O longa-metragem “A Opinião Pública” foi a primeira produção de Arnaldo Jabor, que ganhou vários prêmios durante sua carreira, como Urso de Prata em Berlim com o filme “Toda Nudez Será Castigada” (1973), Candango de Melhor Filme do Festival de Brasília por “Tudo Bem” (1978), Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado pelo filme “O Casamento” (1975), entre outros. 

O coordenador do Laboratório de Produção Digital (LPD), Felipe Pamplona, esclarece que a escolha do filme para fechar a programação de janeiro do Cine Alexandrino se deu pela sua temática. “O documentário é um clássico pela sua estética. Arnaldo Jabor fez algo que tem um laço muito grande com a tradição do cinema direto. Até hoje ele continua sendo um dos documentários mais precisos, produzido de uma forma tão sensível e precisa sobre a classe média brasileira”, comenta.

Sinopse: Um mergulho na vida da classe média do Rio. O filme procura saber a opinião das pessoas sobre diversos assuntos, como o significado da expressão Opinião Pública, que, supostamente, designa o que pensa o povo.

Serviço:

Documentário “A Opinião Pública” de Arnaldo Jabor

Dia: 29 de janeiro

Horário: 19 horas

Local: Cine Alexandrino Moreira, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré, Belém, ao lado da Basílica de Nazaré)

Entrada Franca

registrado em:
Fim do conteúdo da página