Página inicial > Notícias > Oficinas Curro Velho recebe dois espetáculos da Mostra Seiva de Arte e Cultura

Oficinas Curro Velho recebe dois espetáculos da Mostra Seiva de Arte e Cultura

• Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2017, 19h56
  • Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2017, 20h29

O espetáculo “CarimbóConta”, contemplado no Edital Prêmio Produção e Difusão Artística, que integra o Programa SEIVA de Incentivo à Arte e a Cultura, da Fundação Cultura do Pará (FCP), será apresentado nas Oficinas Curro Velho, nesta quinta-feira, dia 7, às 18h30, em homenagem ao Mestre Verequete.

De acordo com a dramaturga do espetáculo, Marluce Araujo, o projeto tem como objetivo sensibilizar o público por meio da trajetória de vida de Augusto Gomes Rodrigues, O Mestre Verequete – um dos maiores representantes da cultura popular do Pará. “O mestre Verequete é um dos maiores representantes da cultura popular paraense. Manter viva a chama de sua memória é repassar para outras gerações a importância do nome de Verequete no cenário cultural do estado”.

Após visitar a Comunidade de Careca em Quatipuru, Região Bragantina, local onde Verequete nasceu, e conhecer de perto por meio da coleta oral de parentes e amigos do mestre, que Marluce Araújo propõe ao público um exercício cênico e uma composição artística que reúne linguagens como o teatro, música e oralidade.

Circo - A programação também conta com a apresentação Circense Risos & Sabores, da Priscila Romana. O espetáculo retrata a vida saudável por meio do teatro e pelo olhar do palhaço, abordando assuntos importantes, sem perder a graça e o riso. Os elementos da apresentação podem ser vistos de forma artística e poética, transmitindo por meio da linguagem do circo o prazer de praticar atividades físicas e uma boa alimentação.

Romana destaca a importância desse tipo de espetáculo e o tipo de mensagem que ele pretende passar ao público. “O objetivo é provocar o interesse do público infantil a praticar atividades físicas e hábitos alimentares saudáveis através do estímulo à cultura do circo e do teatro, de forma lúdica e bem divertida.” conta.

O trabalho conta com o olhar minucioso de Anibal Pacha, que assina a direção do espetáculo e traz toda a simplicidade das cores em seu figurino, criando uma visualidade que mergulha no universo lúdico da infância.

Edital Prêmio Produção e Difusão Artística

A FCP, com o intuito de valorizar acerca da riqueza e importância da cultura popular na constituição de matrizes culturais, oportuniza pessoas ou grupos de artistas por meio do Edital Prêmio de Produção e Difusão Artística, a proporcionarem uma disseminação da arte na sociedade.

Serviço: Espetáculo “CarimbóConta - Verequete” e Risos & Sabores”

Data: 7 de dezembro de 2017 (Quinta-feira)

Hora: 18h30

Local: Oficinas Curro Velho,no bairro do Telégrafo (Final da travessa Djalma Dutra)