Página inicial > Notícias > FCP faz homenagem ao aniversário de Vicente Salles

FCP faz homenagem ao aniversário de Vicente Salles

• Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2017, 11h27
  • Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2017, 17h06

Conhecido como um dos maiores pesquisadores e difusores da história e da cultura amazônica, Vicente Salles, escritor paraense, será homenageado nesta semana pela Fundação Cultural do Pará (FCP), no período de 27 a 30 de novembro, das 9h às 19h, no auditório da Casa das Artes.

A programação é uma iniciativa da Biblioteca da Casa das Artes, que recebeu o nome do escritor Vicente Salles, em comemoração ao aniversário do nascimento do escritor que completaria 87 anos dia 27 deste mês. E tem como objetivo oportunizar um momento de debate, reflexão e exposição da cultura negra viva no Estado.

De acordo com a bibliotecária Maria de Jesus Corrêa, a partir da obra “O Negro da Formação da Sociedade Paraense”, de autoria do escritor homenageado, “é uma oportunidade de colaborar com as manifestações comemorativas do ‘Novembro Negro’, que em todo país congrega o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra”.

Na programação estão previstos debates, oficinas, palestras, exposições e shows danças voltados para a cultura afro. “as atividades serão mediadas por doutores, mestres, professores, e personalidades relevantes da comunidade negra no Pará”, informou a bibliotecária.

A viúva do escritor, Marena Salles, residente no estado do Rio de Janeiro, agradeceu ao Pará e à comunidade negra pelo carinho. “Fico muito agradecida e me faz feliz ver o que vocês estão fazendo pela memória do meu marido e ainda têm muitos trabalhos a serem revelados sobre a sua obra inédita, Vicente ainda vai surpreender muito”, conclui Marena Salles.

Vicente Salles

Vicente Juarimbu Salles (27 de novembro de 1931 — 7 de março de 2013) nasceu na Vila de Caripi, município de Igarapé-Açu, nordeste do Pará. Foi historiador, antropólogo e folclorista paraense considerado um dos mais importantes intelectuais do século XX, da Amazônia e do Brasil.

Entre os trabalhos mais importantes de Vicente Salles estão os livros “História do Teatro do Pará”, “Vida do maestro Gama Malcher", "Negro do Pará – sob o regime da escravidão" e "Santarém: uma oferenda musical".

Em vida, publicou 24 livros e cerca de 50 micros edições, além de ensaios em obras coletivas. Vicente Salles morreu aos 81 anos de parada respiratória, no Rio de Janeiro, cidade onde sua mulher, Marena Salles, vive até hoje.

27/11/17

Palestra: Saberes Arte e Literatura

Local: Auditório da Casa das Artes

Palestrante: Huevy Esteves Brasil

Palestra: Os territórios de negritude na cidade de Belém

Palestrante: Marilú Campelo

Show com a Banda Afro Axé Dudu

Horário: 17h às 19h.

28/11/17

Palestra: Ervas Sagradas e medicinais

Horário: De 9h às 12h

Mametu Nangetu

Palestra:Griôs na socialização dos saberes da Cultura Afro

Palestrante: Natanael Faro

Horário: 17h. às 19h Dança Afro

Local: Anfiteatro

Responsáveis: Carmem e Mailson (Oficinas Curro Velho)

29/11/17

Palestra: Desconstruindo invisibilidades negras na Amazônia Paraense

Horário: De 9h às 12h

Palestrante: Joana Carmem

Palestra: Os Quilombolas de hoje

Palestrante: José Carlos Galiza

Dança de Rua (com percussão)

Horário: 17h. às 19h

Local: Anfiteatro

Palestrante: Ismael (Oficinas Curro Velho)

30/11/17

Acessórios Afros

De 9h às 12h

Eliana e Lana

Culinária Afro

Horário: De 14h. às 17h

Responsável: Jucilene Carvalho

Etnia do Dimi

Local: Anfiteatro

Exposições de acessórios afros, cabelos e tranças e vendas de comidas típicas todos os dias do evento na varanda da Casa das Artes.