Página inicial > Notícias > FCP divulga resultado do edital Biblioteca Viva

FCP divulga resultado do edital Biblioteca Viva

• Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2017, 08h02
  • Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2017, 08h20

O resultado final do edital Biblioteca Viva 2017, da Fundação Cultural do Pará (FCP) foi divulgado no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (22). O edital prevê a ampliação de serviços especializados prestados pelas bibliotecas municipais à comunidade e a premiação contemplou 10 bibliotecas de diversos municípios do Estado.

Segundo a Diretora de Leitura e Informação da FCP, Giselle Arouck, o Edital está no segundo ano e tem intuito de estimular iniciativas de leitura. “O objetivo é colaborar com o fortalecimento do cidadão e melhorar as questões ligadas à educação e aos saberes”, afirma.

As bibliotecas públicas municipais contempladas no edital passaram por avaliação criteriosa, eram dez vagas e a comissão organizadora do edital recebeu 17 inscrições. Confira a lista das bibliotecas premiadas aqui.

“Foi feita a análise dos documentos entregues, mas o mais importante foi a análise do perfil da biblioteca no município e o papel que ela desempenha, com ações presentes”, acrescenta a diretora. Além destes pontos, um dos objetivos do projeto é buscar melhorias para o futuro. “Devemos saber o que as bibliotecas pretendem fazer nos próximos anos para melhorar as condições de serviços e o atendimento na localidade”, enfatiza.

Ainda ela, as dez bibliotecas receberão o prêmio no inicio de 2018 e o edital do próximo ano deverá contar com novidades. “Este ano a premiação será em forma de kits de livros de literatura geral, literatura infanto-juvenil, livros recentes, livros de excelente qualidade Para 2018, estamos pensando em estender a premiação para bibliotecas comunitárias”, conclui Gisele Arouck.

Edital

O Biblioteca Viva integra o programa Seiva de Incentivo à Arte e à Cultura, mantido pela Fundação Cultural do Pará. O certame contempla bibliotecas públicas municipais integrantes do sistema de bibliotecas públicas com equipamentos de informática, brinquedoteca e neste ano a premiação será em forma de Kits de Livros.