Página inicial > Notícias > Fundação Cultural do Pará promove a oficina “Entre Artes: o olhar e a palavra”

Fundação Cultural do Pará promove a oficina “Entre Artes: o olhar e a palavra”

• Publicado: Quarta, 01 de Novembro de 2017, 10h05
  • Última atualização em Quarta, 01 de Novembro de 2017, 10h07

Um espaço de diálogos sobre o percurso entre os diferentes meios e linguagens artísticas, como a literatura, o cinema, a música, a fotografia, a pintura, entre outras, é a proposta da oficina “Entre Artes: o olhar e a palavra”, com a escritora Galvanda Galvão.

A oficina será realizada a partir desta segunda-feira, 06, de 15h às 18h, na Casa das Artes, unidade da Fundação Cultural do Pará (FCP).

A inscrição é gratuita e pode ser realizada presencialmente na Casa das Artes, localizada ao lado da Basílica de Nazaré.

A instrutora e professora Galvanda Galvão pretende junto aos seus alunos na oficina, desvendar outros olhares sobre arte, imagens do cotidiano, cenas e possibilidade presente de criação em diálogo com as artes, poesia, fotografia, música, cinema, experimentações entre a e o silencio. Uma participação em processos, composições a partir destes olhares sobre as artes hibridas.

Segundo a instrutora Galvanda Galvão, será uma semana de experimentações para um público diverso, aberta aos leitores de várias sonoridades. “As possibilidades serão abertas através do olhar. Trabalharemos som e silêncio nas apresentações de textos, poemas, filmes, tons, essas sonoridades incríveis. Vai ser muito bom nestes cinco dias, conversar e construir junto com os alunos esses olhares impossíveis” comenta.

Galvanda Galvão acrescenta que obras de artistas como Chantal Akerman, Clarice Lispector, Adília Lopes, Douglas Gordon, Rosângela Rennó, Gertrude Stein, John Cage e muitos outros, estarão presentes no diálogo. “Os participantes também poderão trazer a partir dos diálogos entre as artes, recortes, cenas, poemas, e outras oportunidades de transcriações”, pontua.

“É interessante que os participantes tragam referências de artistas, de obras para juntos dialogar no momento da oficina, para que assim, se tenha uma interação e debate mais eficaz” enfatiza Galvanda Galvão.

Na sexta-feira, 10 de novembro, último dia da oficina, será exibido o videoarte “Cartas (e) videntes”, este produzido pela própria instrutora em parceria com Izabela Leal, videoartista e convidada para o encerramento.

Galvanda Galvão - é videoartista, fotógrafa, professora, consultora socioambiental independente, escritora do livro AMENINAANOLIMOC, com mestrado em Teoria Literária na UNESP- SJR-SP e graduação em Ciências Sociais na PUC-SP.  Participou de exposições fotográficas: “Belém 16x16”, “Círio de Memórias”, “Rosários da Campina”, “Debulhar Açaí”  e Festival Curta Canoa - Festival Latino Americano de Canoa Quebrada – CE – com  “Transluciferação”.

Serviço:

Oficina “Entre Artes: o olhar e a palavra”

Realização: 06 a 10 de novembro, de 15h às 18h

Local: Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236 – Nazaré)

Informações: 3323-0371/0379

Inscrições gratuitas e no Local