Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Biblioteca Arthur Vianna recebe a exposição “A turma do Açaí no Círio”
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Biblioteca Arthur Vianna recebe a exposição “A turma do Açaí no Círio”

  • Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 14h06
  • Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2017, 14h17
  • Acessos: 288
imagem sem descrição.

Já imaginou tirinhas com personagens regionais, contando e vivenciando o cotidiano do povo paraense? Foi pensando nisto que o quadrinista paraense Rosinaldo Pinheiro, criou “A Turma do Açaí”, enaltecendo em suas narrativas a cultura do Pará, lendas amazônicas, a vida ribeirinha e o dia a dia dos belenenses.

Em comemoração ao Círio de Nazaré e ao Dia das Crianças, a Biblioteca Pública Arthur Vianna da Fundação Cultural do Pará – FCP promove a partir desta terça-feira, 10, a exposição “A Turma do Açaí no Círio”, que traz ao público painéis de tirinhas inéditas e fitas com frases da linguagem “parauara”.

Segundo o quadrinista Rosinaldo Pinheiro “A Turma do Açaí foi criada para o público infantil, por uma vontade em defender as crianças, mas acabou atingindo o público em geral”. O personagem principal o Açaí, um garoto ribeirinho hiperativo, que gosta de pescar, fazer amigos, brincar e se aventurar pelos rios e matas.

“As tirinhas contam com bastante humor paraense e algumas críticas sutis. É um trabalho de muito tempo, e eu acompanho as redes sociais, a adesão do público é geral, do maior ou menor”, comemora Rosinaldo Pinheiro.

Para buscar inspiração para a criação das histórias e personagens, o quadrinista revela que “eu relato as brincadeiras populares que brincava na minha infância, as lendas que me contavam. Buscando sempre valorizar essa nossa linguagem típica paraense, e o dia a dia do belenense, coisas cotidianas como pegar uma van no bairro de São Brás”, comenta.

 

História

“A Turma do Açaí” tem como personagem principal, o Açaí.  É um tipo baixinho e meio careca (possui só um tufo de cabelo), sua cabeça lembra muito um caroço de Açaí, daí vem á inspiração para o nome do personagem.

Em uma das histórias, que deu origem ao curta de animação: “A Turma do Açaí no Círio de Nazaré”, que já conta com quase três mil visualizações no Youtube, também estará disponível na exposição.

A animação traz em sua narrativa a ida de Açaí e sua família do interior pela primeira vez para participar do Círio de Nazaré, em Belém. Passando por elementos já conhecidos por quem acompanha a festividade, como as comidas típicas, os romeiros pagando suas promessas, a procissão e o parque de diversões.

O público vai participar da próxima criação do quadrinista. “No evento será disponibilizado aos visitantes um caderno, onde eles poderão escrever frases conhecidas do vocabulário ‘papa chibé’ que irei usá-las para criar novas tirinhas”, conclui Rosinaldo Pinheiro.

 

Serviço: Exposição “A Turma do Açaí no Círio”

Local: 3º andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna do Centur.

Período: 10 a 27 de outubro de 2017

Horário: 8h30 ás 18h

registrado em:
Fim do conteúdo da página