Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Cia Experimental de Dança Waldete Brito apresenta o projeto “Só um Solo” na Casa das Artes
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cia Experimental de Dança Waldete Brito apresenta o projeto “Só um Solo” na Casa das Artes

  • Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2017, 19h25
  • Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2017, 09h27
  • Acessos: 178

A sala de dança da Casa das Artes recebe nesta terça-feira (12), às 20 h, o Projeto Só Um Solo, produzido pela Cia. Experimental de Dança Waldete Brito. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Produção e Experimentação Artística 2017 do Programa Seiva, mantido pela Fundação Cultural do Pará (FCP). Com entrada franca, o espetáculo foi classificado para o público a partir de 16 anos.

A experiência da artista Waldete Brito de ser dirigida por um diretor teatral, “Só Um Solo” surge como um dos desafios do processo de pesquisa em dança. O projeto traz os movimentos da ação dramático-coreográfica, da improvisação, do acaso e do (des)equilíbrio, que se entrelaçam gerando inquietações sem fim, mas que deixam rastros da artista-pesquisadora no tempo e espaço de uma experiência concreta.

“Só Um Solo está permeado de interconexão determinada e indeterminada, que tece uma dramaturgia organizada na confluência de um diretor teatral e uma diretora de coreografia”, ressaltou Waldete Brito, bailarina, coreógrafa e pesquisadora de dança contemporânea.

Segundo a artista, o Programa Seiva é um dos mais importantes para artistas-pesquisadores, pois abre um campo de possibilidades para “mergulhar, avançar, voltar e, assim, encontrar outros percursos que a dinâmica do pensamento em conexão com o eixo central da criação podem nos levar”.

Waldete acrescentou que “o projeto só foi possível por conta da bolsa de pesquisa, que possibilita o pagamento de outros artistas envolvidos no processo. Além disso, a aquisição de materiais do cotidiano que podem ser transformados em material esteticamente construído para a cena é outro fato relevante no andamento da experimentação”.

Pensar o corpo - A Cia. Experimental de Dança Waldete Brito é um núcleo de pesquisa em dança contemporânea criado em 1998, tendo como  principal método de criação a improvisação, por meio de processos colaborativos que buscam modos diferentes de pensar o corpo na cena contemporânea.

 Waldete Brito é fundadora e diretora da companhia. É graduada em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física do Pará, mestre e doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia. Bailarina, coreógrafa e pesquisadora de dança contemporânea, ela dirigiu e escreveu o roteiro de todos os espetáculos da companhia. É professora  do curso de Licenciatura Plena em Dança e do curso Técnico em Dança da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará.

 

Serviço: Projeto Só um Solo, da Cia. Experimental de Dança Waldete Brito. Apresentação no dia 12 de setembro (terça-feira), às 20 h, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236, Bairro Nazaré), ao lado da Basílica Santuário. Classificação: 16 anos. Entrada franca.

registrado em:
Fim do conteúdo da página