Página inicial > Notícias > Encontro reúne artistas e pesquisadores na Casa das Artes

Encontro reúne artistas e pesquisadores na Casa das Artes

• Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2017, 16h19
  • Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2017, 16h04

Juntar os diversos fragmentos da história e da memória sobre a Cabanagem, uma das maiores revoluções da América Latina ocorrida no século XIX na Amazônia, é o objetivo do projeto “Belém: memórias de uma cidade cabana” do produtor Reinaldo Santana.

O documentarista pretende produzir dois videoclipes experimentais: “Esque-cimento” e “(Re)volta”. Os referidos videoclipes serão produzidos a partir de lugares da cidade de Belém que foram cenários de grandes combates durante a Cabanagem.

Ficou interessado em acompanhar esse trabalho e muito mais? Então venha participar do Seminário de Pesquisa em Andamento – SPA, que será realizado pela Fundação Cultural do Pará, na Casa das Artes, nos dias 8, 9 e 10 de agosto, a partir das 9h. A entrada é gratuita e a programação é aberta ao público em geral.

O SPA é um evento que objetiva criar um espaço de diálogo entre os contemplados no Prêmio Pesquisa e Experimentação Artística 2017 do Programa Seiva e comunidade, para ampliar o debate e a difusão das pesquisas de caráter experimental nas linguagens de criação artística, nas linguagens cênicas, musicais, visuais, literárias e design.

De acordo com um dos responsáveis pela organização do Seminário de Pesquisa em Andamento, Felipe Pamplona “cada premiado fará uma apresentação do andamento do seu projeto, seu desenvolvimento, desafios, dificuldades e/ou processos executados no tempo máximo de quinze minutos”, pontua.

Reinaldo Santana declarou que “apesar de tentar seguir o roteiro, sempre surge uma ideia, às vezes, na hora da filmagem, então o roteiro tá em constante mudança, mas tá fluindo legal”.  E acrescenta “a edição está se mostrando mais complicada do que eu esperava. Estou explorando áudio e imagens destoantes e gostando do resultado, mas dá um certo trabalho”.

Outro proponente que estará no SPA é o Amadeu Silva Fernandez com o projeto “Bumba meu bass” que visa estabelecer uma conexão entre as matrizes folclóricas da região Norte e vertentes musicais eletrônicas contemporâneas, utilizando para isso vários fragmentos fonográficos transformados em samples para, dessa forma, propor uma nova linguagem musical.

Confira aqui a programação.

Serviço: SPA – Seminário de Pesquisa em Andamento

Casa das Artes