Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Notícias > Arraial de Todos os Santos recebe a beleza dos Pássaros Juninos
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Arraial de Todos os Santos recebe a beleza dos Pássaros Juninos

  • Publicado: Sexta, 16 de Junho de 2017, 17h24
  • Última atualização em Sexta, 16 de Junho de 2017, 18h00
  • Acessos: 1516
imagem sem descrição.

Começa hoje (16), dentro da programação do Arraial de Todos os Santos 2017 da Fundação Cultural do Pará (FCP), as apresentações dos Grupos de Pássaros e Bichos Juninos, uma das mais criativas manifestações da cultura popular paraense. Os espetáculos serão realizados no Teatro Margarida Schivasappa do Centur, sempre às 19h, até o dia 26 de junho, com entrada franca.

Este ano, 21 grupos de bairros e distritos de Belém se apresentarão durante 11 dias, levando ao público uma forma de teatro popular, que combina teatro, música, dança e literatura, com lições de humanidade e respeito à natureza.

Bacú de Icoaraci e Ararajuba de Mosqueiro são os grupos que se apresentarão nesta sexta-feira. Para os demais dias, os grupos Sabiá do Canudos, Tem Tem do Guamá, Uirapuru da Pedreira, Pequeno Guará da Campina, entre outros, também estarão no palco Margarida Schivasappa.

O grupo Sabiá do Canudos, fundado em 1959, se apresentará no dia 23 de junho. Os 35 brincantes fazem parte da própria comunidade. Eles levarão ao público a peça “Semiramis, a Louca”. “Somos um grupo apaixonado pela cultura popular. Temos muito orgulho pelo Pássaro Junino. Essa cultura é genuinamente nossa e não pode acabar. A expectativa para o espetáculo é muito grande e cheia de ansiedade”, comenta o guardião do grupo João de Paula Ramos.

Os Pássaros Juninos integram a cultura popular tipicamente paraense, que ocorre principalmente no período das festividades de São João e é referência de identidade do Pará. Não há registro dessa manifestação além das fronteiras do estado.

Também, hoje e amanhã, o Arraial de Todos os Santos da FCP levará atrações juninas nas Oficinas Curro Velho, localizado no Telégrafo, a partir das 18 horas. Entre os espetáculos estão “O Sonho do Boi Boró: O Búfalo do Marajó”, com cerca de 120 crianças das oficinas de Iniciação Artística; e as apresentações teatrais “Comédia do Boi Raio de Luar” e “O circo em Sépia”.

Concurso - Nesta sexta-feira, também é dada a largada para o XIV Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, a partir das 19h, na Praça do Povo do Centur, onde mais de 100 quadrilhas, por meio da dança e ritmos juninos, mostrarão ao público o resultado de meses de ensaio e dedicação. O concurso segue até o dia 1° de julho.

Serviço:

Teatro de Pássaros Juninos

Data: De 16 a 26 de junho

Hora: 19h

Local: Teatro Margarida Schivasappa do Centur

Entrada Franca.

Confira a programação no site www.fcp.pa.gov.br

registrado em:
Fim do conteúdo da página