Página inicial > Notícias > Biblioteca Vicente Salles, da Fundação Cultural do Pará comemora seu primeiro ano de fundação

• Publicado: Quarta, 07 de Junho de 2017, 12h37
  • Última atualização em Quarta, 07 de Junho de 2017, 12h37

A Fundação Cultural do Pará para comemorar o 1° aniversário da Biblioteca Vicente Salles preparou uma tarde de eventos que será realizada, na Casa das Artes, nesta sexta-feira, 9 de junho. Na programação terá exibição de vídeos, bate-papo e recital de poesia, com inicio às 14h e a entrada é gratuita.

A Bibliotecária Maria de Jesus Corrêa ressalta a importância da Biblioteca para o público de artistas que necessitam do acervo para fazer suas pesquisas e trabalhos, sejam acadêmicos, de mestrado e doutorado. Segundo ela “o público que procura a biblioteca Vicente Salles, geralmente são pessoas que estudam qualquer assunto que envolva a arte, seja a dança, a música, o cinema e a literatura”.

A Biblioteca Vicente Salles foi inaugurada em junho de 2016, com parte remanescente do extinto Instituto de Artes do Pará - IAP, hoje Casa das Artes, ligado à Fundação Cultural Estado do Pará. De acordo com a bibliotecária “o espaço de leitura conta com um acervo especializado em Arte e Cultura, com aproximadamente 3.500 exemplares entre eles: livros, periódicos, CDs, DVDs”.

Maria de Jesus Corrêa explica que a biblioteca Vicente Salles foi inaugurada com o objetivo de “catalogar, preservar e oferecer a estudantes, pesquisadores e demais interessados o acesso a publicações de artes, entre livros, catálogos de exposições, boletins de museus nacionais e estrangeiros, dossiês de pesquisa organizados por artistas e Instituições nacionais e internacionais”.

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, nos horários de 9 às 18h, os visitantes podem contar com dois computadores para uso de usuários (Infocentro) e sistema de empréstimo integrado ao Sistema de Bibliotecas da FCP, através do Sistema Pergamum. A bibliotecária informa que “em 2016, nós recebemos doações espontâneas, além do acervo do cinéfilo Maiolino Miranda, da família, e passou a receber as publicações do Instituto Itaú Cultural, de São Paulo”, finaliza.

A FCP homenageou o escritor, historiador e antropólogo Vicente Salles com a inauguração da Biblioteca no ano passado. Para marcar a data o maestro Jonas Arraes, a cantora Iva Rothe e Toni Leão participam de uma roda de conversa e um sarau de poesias.

Serviço:

Aniversário da Biblioteca Vicente Salles

Dia 9 de junho

Às 14h, na Casa das Artes.