Página inicial > Notícias > Biblioteca da Casa da Linguagem recebe doação de livros

Biblioteca da Casa da Linguagem recebe doação de livros

• Publicado: Terça, 02 de Maio de 2017, 10h25
  • Última atualização em Terça, 02 de Maio de 2017, 11h22

A Biblioteca Francisco Paulo Mendes, da Casa da Linguagem, unidade da Fundação Cultural do Pará (FCP), recebeu doação de livros da família do crítico de literatura e cinema de Belém, Maiolino Miranda.

Da valiosa coleção de Maiolino Miranda, foram doados para a Biblioteca da Casa da Linguagem cerca de 500 livros, entre críticas literárias, contos, romances e ensaios, de obras da literatura brasileira, portuguesa, espanhola, francesa, italiana, inglesa, entre outras, de importantes autores como Cecília Meireles, William Shakespeare, Humberto Eco, Fernando Pessoa, Jorge Luis Borges, entre outros.

Conhecido como um grande intelectual, Maiolino Miranda, se formou em psiquiatria, e era um apaixonado pela arte, especialmente por cinema. Foi membro da Associação de Críticos e Cinema do Pará (ACCPA), e somou ao longo de sua vida, livros sobre a sétima arte e literatura considerados raros, adquiridos em suas viagens pelo Brasil e também em outros países.

Segundo a bibliotecária da Casa da Linguagem, Lindalva Campos, ao pesquisar as obras no Sistema Pergamum (sistema de bibliotecas de catalogação, e recuperação de informação) concluiu que alguns livros, não estão disponíveis em outras bibliotecas de Belém, e só poderão ser encontrados na Biblioteca Francisco Paulo Mendes da Casa da Linguagem, graças à doação feita pela família do escritor. “Nós conquistamos um verdadeiro tesouro, que somou e compôs ainda mais a nossa biblioteca. É um material excelente que vai contribuir muito para os usuários estudantes de graduação, mestrado e doutorado nas áreas de linguística e literatura”, comemora.

Todos os títulos estarão a disposição do público para consulta e também empréstimos, após passarem pelos processos de higienização e catalogação.

A Biblioteca Francisco Paulo Mendes, da Casa da Linguagem, está localizada na avenida Nazaré, 31, próxima a Praça da República, e está aberta ao público de segunda a sexta-feira, de 8h as 18h.

Nova doação - Outra Biblioteca da FCP agraciada com a doação de parte do acervo particular de Maiolino Miranda foi a Biblioteca Vicente Salles, da Casa das Artes, localizada ao lado da Basílica de Nazaré, que recebeu cerca de 200 exemplares sobre a arte cinematográfica.