Página inicial > Notícias > O papel social das bibliotecas públicas é tema de palestra no Teatro Margarida Schivasappa

• Publicado: Terça, 20 de Setembro de 2016, 17h22
  • Última atualização em Terça, 20 de Setembro de 2016, 17h23

Ocorre até o dia 21 de setembro, quarta-feira, o II Encontro do Sistema de Bibliotecas Públicas e o III Encontro de Contadores de Histórias da Amazônia. A programação, promovida pela Fundação Cultural do Pará por meio de sua Diretoria de Leitura e Informação, ocorre das 8h às 18h no Teatro Margarida Schivasappa, com entrada franca. Nesta segunda-feira, 19, entre palestras e atividades relacionadas à gestão de bibliotecas, o papel social das bibliotecas públicas foi o principal tema da roda de conversa que trouxe a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro, Renata Costa, e a Diretora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais de Minas Gerais, Cleide Fernandes.

Entre o fomento de políticas públicas, implementação de projetos, as experiências relatadas desenvolvidas no estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais por Renata Costa e Cleide Fernandes propiciaram um grande debate sobre a missão do Sistema de Bibliotecas Públicas, que segundo a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro, se baseia em estabelecer uma boa parceria com os estados que integram essa rede para proporcionar a troca de saberes e fazeres para que cada um dos coordenadores estaduais passem essas experiências para seus municípios.

“Cada um com a sua especificidade, sua característica. É muito importante esse trabalho desenvolvido em rede, e é o que também estimulamos nos municípios, trabalharmos em rede mesmo que seja em nível regional, pois não temos como ter todas as bibliotecas e espaços de leitura reunidos em um só local, então a gente procura fazer encontros regionais pra poder fazer o fomento e a troca entre esses espaços, tanto nas bibliotecas públicas como nas comunitárias, em seus respectivos locais”, registra a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro, Renata Costa.

Trabalhar com todas as expressões artísticas e com isso trazer o jovem, a criança e as pessoas de uma forma geral para dentro dos espaços de leitura é o conceito que deve ser visualizado na implementação de políticas para a instalação e o fortalecimento das bibliotecas, tanto nos municípios em geral, como nos espaços de leitura situados nas grandes periferias, como conta Renata Costa, de acordo com seu trabalho desenvolvido no Rio de Janeiro. “É um processo que não é difícil, porém é trabalhoso. É você mostrar que a cultura vale a pena e o que esse sujeito tem a mostrar, contribuir e pensar. Então é a criação de equipamentos que formem pensadores críticos, essa é a principal ideia”, aponta Renata Costa.

O II Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e o III Encontro de Contadores de Histórias da Amazônia ocorre até quarta-feira, dia 21 de setembro.

Confira a programação de hoje a tarde, 20 de setembro e da quarta-feira, 21 de setembro de 2016.

14h às 14h15- Acolhimento Poético: Historiar-te (Marabá/PA)

14h15 às 16h Experiências Partilhadas:

Tertúlia Literária

Convidada: Madalena Monteiro (SP)

Instituto Cultural Hosana Lopes de Abreu

Convidada: Lara Borges (Marabá/PA)

Pólo de Leitura Resistência Guamazônica

Convidado: Raimundo Oliveira (PA)

Mediação: Ana Selma Cunha

16:00 às 16:15h Coffee Break

16:15 às 17:15h Projeto Tô na Rede

Convidadas: Vanessa Labigalini (IPR/SP) e Daniella Greeb (IPR/SP)