Projeto FCP Por Todo Pará realiza programação em Soure, no Marajó

Por Arthur Andrade (ASCOM)
30/04/2024 16h38

O programa “FCP por todo Pará” realizou a semana da leitura, livro e literatura, em Soure no município da Ilha do Marajó. Na programação, foram entregues 4.000 livros de autores paraenses, além disso, o projeto ofereceu uma feira literária com escritores locais.

A programação começou dia 22 de abril e ofereceu duas oficinas e três workshops, além de promover uma palestra sobre o escritor romancista, Dalcídio Jurandir. O evento culminou em um Sarau Literomusical, onde ocorreram apresentações musicais, exposições literárias e entregas de kits de livros do projeto “Leitura Por Todo Pará”. Em suas atividades, nos municípios da ilha do Marajó, a ação entregou 11.200 livros, sendo 4.000 direcionados para espaços de leitura de Soure. Para Soure Portel foram entregues  kits para 8 bibliotecas escolares, e também para a Escola Estadual Edda Gonçalves e a Biblioteca Pública Municipal de Soure.

“A Biblioteca Pública Municipal de Soure tem a alegria em receber esses kits com 400 livros de autores paraenses, isso traz a valorização do artista da palavra”, informou Dilomeno Vitelli, coordenador da Biblioteca.

O projeto realizou as oficinas: Práticas de Promoção e Dinamização da Leitura; Literatura, Jogos e Poder Das Palavras. Além de oferecer os workshops: Aperfeiçoamento em Escrita Literária; Economia Criativa; Mídias Móveis Digitais. O programa fez entregas simbólicas de 3.600 livros para Cachoeira do Arari e Salvaterra.

“A Fundação promove uma oficina que oferece mais uma forma de nos qualificarmos para levarmos a literatura para o público infantil, jovem e adulto. Dessa forma, podemos aprender a dinâmica de interação com as crianças de maneiras diferentes”, destacou a professora Ana Cristina Penante que assistiu a oficina de “Literatura, Jogos e Poder Das Palavras”

Para Yandra Galuppo, ministrante da Oficina de Literatura, Jogos e Poder Das Palavras, “a ação é importante para que a comunidade possa se movimentar em vários aspectos. As oficinas e as doações de livros nos oferecem mais repertórios e qualificação”.

“A Fundação Cultural do Estado do Pará trouxe um material que nos faz relembrar um tempo muito bom e isso é enriquecedor. É maravilhoso o trabalho que a Fundação está desenvolvendo com a nossa equipe”, disse a coordenadora pedagógica, Miriam Nascimento.

FCP Por Todo Pará é um projeto  da Fundação Cultural do Estado do Pará (FCP) que promove atividades de formação fora de Belém, a proposta fortalece a produção em diversas linguagens artísticas e manifestações identitárias.