Notícias

Estado promove programação artística e cultural gratuita

Por Editor FCP (x Mentor Suporte)
06/04/2015 14h36

Um mês de programação intensa para quem se interessar por música, arte e literatura. A Fundação Cultural do Pará e o Museu do Estado do Pará promovem oficinas, concertos e apresentações para todas as idades. Na Biblioteca Pública Arthur Vianna, o mês é em homenagem ao Livro Infantil; já no Curro Velho, as artes visuais são o tema das oficinas.

No Museu do Estado, o programa musical “Bravíssimo” abre no próximo dia 10. “Nosso novo programa de música vai apresentar a Orquestra de Câmara Grupo Quórum e o Coro de Eduardo Nascimento. Na verdade é a abertura de uma programação que já tem 25 apresentações até o fim do ano, do erudito ao rock, como os Beatles”, relata o diretor do museu, Sérgio Melo. Também nesse mês, o Colóquio Paraoara expõe obras de doze artistas locais, na Sala de Artes. Já no dia 14, o artista Paulo Andrade também abre a Mostra da Vida Inventada.

Na Biblioteca Arthur Viana, a programação é voltada para as crianças. “Vamos fazer o fantoche do casamento da Emilia. Tudo vai ser para homenagear os escritores Juracir Siqueira e Monteiro Lobato, um paraense e um nacional. A gente vê que independente da classe social, as crianças estão carentes de leitura por isso a gente quer incentivar. As nossas atividades são todas para envolver a leitura”, explica Socorro Miranda, técnica em Gestão Cultural da Biblioteca.

Já no Curro Velho, estão programadas oficinas de desenho e pintura, para crianças; e de customização em vidros, maquete em miriti e moda e reciclagem de materiais, e as que misturam diversas técnicas, como desenho, xilogravura, pintura e serigrafia. Todas as oficinas de artes visuais vêm trabalhando um olhar sobre Belém, pensando no aniversário de 400 anos de fundação da cidade, comemorado em 2016.

Inscrições – As oficinas são gratuitas para alunos de escolas públicas da educação básica, do ensino fundamental e ensino médio, e também dos Infocentros. É necessário apresentar o comprovante de matrícula no ato da inscrição. Para universitários, alunos de escolas particulares e demais interessados é cobrada uma taxa de R$ 20.

Já a programação da Biblioteca Pública Arthur Vianna é gratuita, mas deve ser agendada na administração da instituição. Mais informações no site www.fcp.pa.gov.br ou pelo telefone (91) 3184-9100. No Museu do Estado, a programação completa, que também tem entrada franca, pode ser consultada pelo telefone (91) 4009-9833.