Ir direto para menu de acessibilidade.


Início do conteúdo da página

Imaginário Naif, Acervo Curro Velho

Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 12h39 | Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 12h47 | Acessos: 208

conviteGTB

 

EXPOSIÇÃO "IMAGINÁRIO NAIF"

Acervo Curro Velho

 

Imaginário Naïf

 

 

No livro “Sete Noites”, o escritor argentino Jorge Luís Borges afirma que o sonho é a mais antiga atividade estética, pois ao contarmos um sonho, estamos criando uma narrativa, já que sonhamos em imagens, não em palavras. Esta maravilhosa ideia nos leva a pensar o sonho como expressão singular oriunda de um repositório infinito de imagens, uma espécie de tesouro imaginário donde evocamos, por vezes inconscientemente, a possibilidade formal de uma materialidade plástica.

Nas crianças, essa possibilidade se manifesta somática e livremente nos desenhos e pinturas, e evolui de acordo com as experiências e aprendizados técnicos aliados às aptidões individuais. Podemos pensar nas imagens que produzimos nesta fase da vida como uma expressão ingênua, espontânea, fluida, que articula as experiências da vida cotidiana àquele tesouro imaginário do inconsciente. O resultado fundamenta uma das escolas artísticas mais difundidas em âmbito popular e folclórico, consagrada a partir do reconhecimento da obra de Henri Rousseau (1844-1910), um pintor autodidata que expôs suas pinturas no Salão dos Independentes de Paris, em 1886: a Arte Naïf (do francês, ingênua).

A presente mostra Imaginário Naïf pretende estabelecer uma perspectiva livre de rigores conceituais entre obras do acervo da Galeria Theodoro Braga e do núcleo de oficinas Curro Velho, pensando seus imaginários a partir das premissas borgianas, isto é, referendando suas gêneses ao vocabulário original dos sonhos, tornados pelas mãos de seus autores em objetos estéticos. Suas narrativas, mais ou menos elaboradas, testemunham e legitimam esse esforço – um esforço lúdico e formal – de tornar palpável a imaginação.

 

Renato Torres

Músico, poeta e arte educador

 

 

 

reduzido3                   reduzido2

 

reduzido4                               reduzido6

              

 

                                      

SERVIÇO:

Exposição: Imagináro Naif, Acervo Curro Velho

Abertura: 18 de junho, às 19h

Visitação: 19 a 28 de junho de 2019, de seg a sex, das 09h às 19h

Local: Galeria Theodoro Braga, Térreo\Centur, Av Gentil Bittencourt, 650, Nazaré-Belém

 Veja +

Fim do conteúdo da página