Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Espaços Culturais > Sede/Centur > Galeria Theodoro Braga > Todas Exposições > Máscaras, Janelas da Alma, de Teodoro Negrão
Início do conteúdo da página

Máscaras, Janelas da Alma, de Teodoro Negrão

Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 11h49 | Última atualização em Sexta, 03 de Maio de 2019, 11h30 | Acessos: 433

Exposição Máscaras, Janelas da Alma

chamda

TEODORO NEGRÃO

Neste 2° momento da pesquisa "Máscaras, Janelas da Alma" o artista vem apresentar, através de instalação, sua angústias acerca da banalização da violência, do distanciamento uns dos outros, e da falta de humanidade com o próximo, e como reagimos a ela. A instalação é composta por três objetos escultóricos, e áudios que vêm sugerir ao espectador refletir sobre o seu comportamento no meio que vive, onde será usada as paredes como suporte para que esse espectador deixe sua síntese de reflexão sobre o tema .

As Máscaras que construímos ao longo da vida acabam nos prendendo a expressões, comportamentos e atitudes que lutamos ou não diariamente para nos livrarmos, pelas amarras que elas nos trazem ou pelo excesso de confiança que elas podem proporcionar. Para Felisberto Sabino Costa, professor de artes cênicas da Escola de Comunicação e Artes – ECA/USP, as máscaras podem ser entendidas “como um corpo em movimento, não necessariamente a apenas a máscara como um objeto”.

O autor da obra observou ainda, sobretudo após perder pessoas próximas nessa selvageria que banaliza o valor de uma vida, que aqueles que sobrevivem para contar a história, quase sempre escondem o que sofrem ou sofreram, por medo ou vergonha e por ser mais conveniente “mascarar” essas atrocidades do que expô-las à sociedade. Por outro lado, ainda percebeu o fato de que aqueles que convivem com os agredidos preferem fingir que não sabem, ou mesmo não enxergam o sofrimento escondido, aprisionado, vem fazer referência a realidade camuflada e expõe a fragilidade dessas pessoas, escondidas em seus casulos e redomas que os protegem do resto do mundo.

alma    JanelasdaAlma   mascaras 

 GTB

 

SERVIÇO:

Exposição: Máscaras, Janelas da Alma, de Teodoro Negrão

Abertura: 06 de setembro de 2018, às 19h.

Visitação: de 07 a 27 de setembro de 2018, segunda a sexta, das 09h às 18h.

Local: Galeria Theodoro Braga, Térreo\Centur, Av Gentil Bittencourt, 650, Nazaré-Belém.

[veja+]

Fim do conteúdo da página