Ir direto para menu de acessibilidade.


Início do conteúdo da página

ÔNIBUS BIBLIOTECA

Endereço:

Av. Gentil Bittencourt, 650 - 4° Andar

 

Contato:

(91) 3202-4374 / paula.sena@fcp.pa.gov.br

 

Responsável:

Paula Fernanda de Sena Gonçalves

 

Horário de funcionamento:

8h às 14h de segunda a sexta

 

 


COMPARTILHE ESTE ESPAÇO:

 

 


  • 02.jpg
  • 03.jpg
  • 04.jpg
  • 05.jpg
  • 06.jpg

Apresentação - Ônibus Biblioteca

A Biblioteca Itinerante Arthur Vianna tem como objetivo realizar ações integradas de fomento à leitura nos 144 municípios do Estado, para isso, percorre as cidades e interiores com o Ônibus Biblioteca, atendendo escolas, centros comunitários, praças e outros, disponibilizando acesso a um acervo de 2.500 livros.

Composta por profissionais com experiência em bibliotecas e espaços de leitura, a biblioteca itinerante realiza atividades conforme o perfil do público que visita, e desenvolve suas práticas pautadas na leitura e na informação, por meio do contato direto entre o usuário atendido e o mundo do conhecimento. Dentre as atividades realizadas estão:

  1. Teatro de fantoches
  2. Contação de História
  3. Roda de Leitura de histórias infantis
  4. Roda de Leitura de Poemas
  5. Trabalho com Poesias
  6. Cine Caravana
  7. Jogos literários
  8. Visitação ao ônibus biblioteca

Ainda, nas visitações, promove workshops, ocasião em que são compartilhadas as propostas desenvolvidas nas programações, com profissionais dos municípios, visando formar multiplicadores que atuarão nas comunidades de modo permanente. Esse compromisso visa qualificar os próprios beneficiários e permitir que eles contribuam também para o protagonismo local e para a autonomia das comunidades em sua busca por informação e conhecimento.

O ônibus biblioteca atua em espaços diversificados de diferentes regiões do Estado do Pará, capital e interior, e atende todas as faixas etárias e grupos sociais. Além de cumprir uma agenda mensal, traçada no planejamento semestral, compromete-se em corresponder às demandas que são direcionadas à Fundação Cultural por instituições de diversas áreas de atuação, escolas, igreja, centros comunitários, universidades, etc.

Fim do conteúdo da página