Ir direto para menu de acessibilidade.


Página inicial > Editais > Seiva – Programa de Incentivo à Arte e à Cultura
Início do conteúdo da página
Editais

Seiva – Programa de Incentivo à Arte e à Cultura

Publicado: Quarta, 11 de Janeiro de 2017, 17h53 | Última atualização em Quarta, 20 de Junho de 2018, 13h29 | Acessos: 40075
imagem sem descrição.

Programa desenvolvido pela Fundação Cultural do Estado do Pará que busca oportunizar de modo transparente e democrático um leque de instrumentos legais na forma de editais, prêmios, leis de incentivo e linhas de financiamento para diversas esferas de pesquisa, prática e produção da arte e do ofício nas mais diferentes vertentes de linguagens artísticas e socioculturais.

Ao mesmo tempo em que abre e amplia canais de acesso, de fomento e de difusão da atividade cultural, o programa possibilita organizar e racionalizar o atendimento de grande parte das demandas sociais no setor, comprometido com a diversidade cultural das diferentes regiões paraenses.

São três as vertentes de atuação:

INCENTIVO DIRETO - mediante a concessão de prêmios, editais e apoio a ciclos de manifestações culturais tradicionais;

Sendo um Centro de Experimentação e Pesquisa em Artes e Cultura, a Casa da Artes tem como meta desenvolver um conjunto de ações integradas com as demais unidades da Fundação, buscando contribuir para o aperfeiçoamento artístico no campo das artes visuais, audiovisuais, cênicas, musicais, literárias e de expressão de identidade.

Pesquisas, experiências criativas, inovadoras e modernizadoras; integração às linguagens contemporâneas; programas de cursos e oficinas de forma sistemática são funções recorrentes a essa meta da Casa das Artes a qual, no sentido de espaço cultural e de educação informal, busca, também, promover, de forma ampla, o intercâmbio, a apresentação e a divulgação desse processo e de seus resultados, de acordo com a natureza da Fundação Cultural do Pará e com as estratégias que forem mais propícias à evolução e ao reconhecimento das artes deste Estado.

 

INCENTIVO DIRETO - Mediante a concessão de prêmios, editais e apoio a ciclos de manifestações culturais tradicionais.

EDITAL PRÊMIO PESQUISA E EXPERIMENTAÇÃO ARTÍSTICA 2018-  O presente Edital tem por objeto premiar no ano de  2018 até 20 (vinte) projetos inéditos de pesquisa e experimentação artística, expressivos da cultura paraense, apresentados nas linguagens e/ou áreas visual, cênica, musical, multimídia, design e literária, objetivando identificar, valorizar e dar visibilidade às atividades artístico-culturais existentes nas diferentes regiões do território paraense. As informações podem ser obtidas pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone: 4006-2929 Casa das Artes.Informações: 3323-0350/ 3323-0388.. 

EDITAL PAUTA LIVRE 2018 -Edital que contempla propostas de atividades artístico-culturais na forma de espetáculos, shows, performances, exposições, instalações, artes integradas, dentre outras para ocupar os espaços culturais da FCP

EDITAL PRÊMIOS LITERÁRIOS 2018 - Obras literárias inéditas escritas em língua portuguesa em diversas categorias como: romance, dramaturgia, poesia, literatura infanto-juvenil com objetivo de valorizar as atividades literárias em todo território brasileiro, em especial no território paraenses. Confira aqui o resultado da etapa inicial.

 

  • EDITAL PRÊMIO PRODUÇÃO E DIFUSÃO ARTÍSTICA 2018 - 

Trinta e cinco projetos inéditos serão contemplados no Edital Prêmio Produção e Difusão Artística de 2018. Este é o quarto edital lançado pela Fundação Cultural do Pará (FCP), e integra o programa Seiva de Arte e Cultura da instituição. 

EDITAL PRÊMIO EXPRESSÕES ARTÍSTICAS 2018 - O presente Edital tem por objeto premiar no ano de 2018 até 20 (vinte) obras artísticas expressivas da cultura paraense, produzidas por artistas iniciantes que se destacam no exercício da arte e ofício nas diversas linguagens, objetivando incentivar, valorizar e dar visibilidade às atividades artísticas desenvolvidas nas diferentes regiões do território paraense e nas demais regiões do país. Confira aqui os anexos do edital. 

     

 INSCRIÇÕES ABERTAS:

 

  • EDITAL BIBLIOTECA VIVA - O edital deste ano pretende apoiar à qualificação de Bibliotecas Comunitárias.Confira o editaaqui..E os anexos baixe aqui

    O certame pretende premiar até 10 propostas de apoio à bibliotecas comunitárias neste ano de 2018. As inscrições vão até o dia 30 de maio e devem ser feitas no protocolo da FCP, no horário de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

    

  • PAUTA LIVRE 2018 / 2º SEMESTRE. Abertas as inscrições até o dia 06 de junho de 2018 para artistas, grupos, pessoas físicas, micro empresas com espetáculos inéditos para serem apresentados nos Teatros Margarida Schivassapa e Waldemar Henrique. Confira aqui o edital e baixe os anexos aqui. 

 

  • PRÊMIO FOLGUEDOS JUNINOS 2018 - Com objetivo de contemplar 90 propostas de manifestações artísticos culturais ligadas aos folguedos juninos, como por exemplo: grupos de bois, pássaros juninos, parafolclóricos e de carimbó. A Fundação Cultural do Pará (FCP) lançou, o Edital Prêmio Folguedos Juninos 2018. Confira aqui o edital e baixe os anexos.
  • PRÊMIO MANIFESTAÇÕES CULTURAIS 2018 - O objetivo da premiação é dar visibilidade, incentivar e ajudar a preservar expressões culturais tipicamente paraenses. Podem participar mestres e grupos ou comunidades de todo o território paraense, desde que desenvolvam trabalhos artísticos e culturais que transmitam conhecimentos e valores regionais. Serão premiados 30 candidatos, sendo 15 mestres e 15 grupos/comunidade. O prêmio individual é de R$ 6.500,00 brutos (sujeito à retenção do imposto de renda). Confira aqui o edital e baixe os anexos. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página