Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade


destaque

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Fundação promove I Mostra de Dança Inclusiva

  • Publicado: Quarta, 24 de Novembro de 2021, 17h42
  • Última atualização em Quarta, 24 de Novembro de 2021, 17h42
  • Acessos: 197
imagem sem descrição.

A Fundação Cultural do Pará, por meio do núcleo Oficinas Curro Velho e em parceria com companhias de dança do estado, vai promover a I Mostra de Dança Inclusiva Virtual. O evento será exibido no Youtube da FCP, no dia 27 de novembro.

 

O evento será virtual, com apresentação dos vídeos de cada companhia. Cada uma produziu seu vídeo e a apresentação voltada para o espetáculo, como conta Rose Monteiro, Diretora da Multicorpo Cia de Dança: “foi um roteiro construído em cima da poética da dança, utilizando o processo de criadores, que aqui chamo de dançantes-criadores. É um trabalho inédito, pensado exclusivamente para esta mostra”. Ao todo, participam da programação seis companhias de dança, tanto da região metropolitana de Belém quanto de outras cidades do estado, como Castanhal e Tucuruí. 

 

Na mostra, teremos dançarinos usuários de cadeiras de rodas, com deficiência visual, com Síndrome de Down, TEA e também sem deficiência aparente. A intenção é mostrar que todas as pessoas são capazes de dançar e de desenvolver habilidades artísticas diferenciadas. “A expectativa que eu tenho para esse evento é a melhor possível, porque ele dá a oportunidade da pessoa com deficiência mostrar que é capaz de dançar, de se movimentar, de conhecer seu corpo, de fazer algo pela sociedade. Além disso, a gente vai fazer com que outras pessoas que tenham algum tipo de deficiência se interessem pelo movimento”, pontua Cícero Vieira da Silva, da companhia MultiCorpo Cia de dança.

 

A Mostra de Dança Inclusiva surgiu a partir de uma reunião da coordenação de artes cênicas do Curro Velho, onde se percebeu a necessidade de um evento voltado para pessoas com deficiência, com o objetivo de incentivar a inclusão social. A previsão é que, nos próximos anos, o festival seja realizado presencialmente - e ampliado, com programações como oficinas, palestras e apresentações. 

 

Serviço

I Mostra de Dança Inclusiva

Data: 27/11/21
O evento será publicado no canal do youtube da FCP

registrado em:
Fim do conteúdo da página