Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Diretoria de Leitura e Informação promove encontro virtual sobre reabertura de bibliotecas em meio à pandemia

  • Publicado: Sexta, 28 de Agosto de 2020, 14h38
  • Última atualização em Sexta, 28 de Agosto de 2020, 15h29
  • Acessos: 285
imagem sem descrição.

O Governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará, vai promover o encontro virtual fechado “Reabertura de Bibliotecas em Tempos de Pandemia” na próxima segunda-feira (31), às 16h, pela plataforma Google Meet. Realizado pela Diretoria de Leitura e Informação da FCP, numa parceria entre o Sistema Estadual de Bibliotecas e a Biblioteca Pública Arthur Vianna, o bate-papo tem como objetivo orientar os profissionais das bibliotecas públicas do Pará sobre os cuidados no processo de reabertura gradativa dos espaços.

 

Atualmente, o estado do Pará conta 116 bibliotecas ativas. É para sanar as dúvidas dos trabalhadores envolvidos na retomada do funcionamento desses lugares que a Fundação vai realizar uma série de eventos abordando os critérios de prevenção contra a Covid-19. “A decisão de reabertura das bibliotecas municipais parte do gestor local, a partir da percepção sobre o controle dos casos da pandemia no município. Nós, na condição de Diretoria de Leitura e Informação e Sistema de Bibliotecas, damos a orientação para esses profissionais, para eles se prepararem da melhor forma possível e com segurança”, explica Marinilde Barbosa, técnica em gestão cultural da FCP.

 

A cada mês, a Fundação deve convidar uma biblioteca que já está em funcionamento no Pará pra contar como tem sido a experiência de reabertura. “É uma forma de compartilhar essas vivências, tirar as dúvidas e aproximar mais os profissionais das bibliotecas de todas as regiões de integração do nosso estado”, aponta Marinilde. A primeira reunião terá como convidada a bibliotecária Margareth Trindade,que é especialista em gestão pública e social, além de diretora da Biblioteca Pública Municipal Wesley Viana de Moura, do município de Redenção. A instituição reabriu no início de agosto. “Ela vai relatar a experiência desde a preparação até os serviços que a biblioteca está oferendo à comunidade, além dos cuidados necessários pra atender o usuário neste novo momento”, pontua a técnica. O encontro também receberá Socorro Baía, coordenadora da Biblioteca Pública Arthur Vianna, para falar sobre como a BPAV está se preparando para reabrir.

 

Ao fim do evento, o Sistema de Bibliotecas também vai divulgar um documento com 10 passos para uma reabertura segura das casas de leitura municipais, contendo recomendações técnicas e medidas preventivas em relação à pandemia do novo coronavírus.

 

SERVIÇO

Encontro virtual “Reabertura de Bibliotecas em Tempos de Pandemia”

Segunda-feira, 31/08, às 16h, pela plataforma Google Meet

Informações: (91) 98125-0963

registrado em:
Fim do conteúdo da página