Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Oficinas 2020: FCP abre novo módulo com mais de 120 cursos disponíveis

  • Publicado: Terça, 18 de Fevereiro de 2020, 11h58
  • Última atualização em Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 18h46
  • Acessos: 4441
imagem sem descrição.

Foi lançado esta semana o primeiro módulo do ano das oficinas regulares da Fundação Cultural do Pará. Promovido pelo Governo do Estado por meio da FCP, o ciclo oferece mais de 120 cursos nesta nova etapa. Destes, 85 são distribuídos entre as sedes Espaço Curro Velho e Casa da Linguagem e já estão com inscrições abertas - podendo ser realizadas até o dia 9 de março, quando começam as aulas. Para ingressar nas turmas, é preciso procurar diretamente a secretaria do núcleo que oferta a oficina pretendida. A taxa de matrícula tem o valor simbólico de 20 reais, com isenção para idosos e estudantes de escola pública ou de infocentros que comprovem a condição.

As aulas deste módulo vão de 9 a 27 de março. No Espaço Curro Velho, as oficinas se dividem em sete nichos temáticos: linguagem visual, audiovisual, laboratório de animação, linguagem musical, linguagem cênica, infocentro e núcleo de prática de ofício e produção – totalizando 58 cursos ministrados apenas na instituição. Já na Casa da Linguagem, 27 disciplinas serão ensinadas, passando pelas linguagens verbal, visual, cênica e musical – com destaque para leituras públicas, narrativas indígenas e africanas, confecção e interpretação de texto para o ENEM e ensino de línguas estrangeiras. A grade completa dos cursos ofertados está no portal do órgão: fcp.pa.gov.br.

No ato da inscrição, alunos das escolas públicas deverão apresentar o comprovante de matrícula e documentos de identificação (RG, comprovante de residência e CPF), a fim de garantir o direito à gratuidade. Caso o pretendente desista da vaga após a matrícula, é preciso comunicar à secretaria da casa responsável pela atividade – garantindo, assim, seu lugar na próxima edição do curso.

Fora das sedes - Além das oficinas ministradas nos espaços da FCP, o órgão aprofunda seu processo de descentralização e expande sua atuação para outras localidades - seguindo a política da atual gestão. 24 cursos serão oferecidos em bairros da região metropolitana de Belém; além do projeto de interiorização da Diretoria de Oficinas, que disponibiliza mais 20 opções de aula em outros municípios. "A abertura dessa etapa é muito importante, não só para nós do Curro Velho, mas também para a sociedade como um todo. As oficinas possibilitam que os alunos sejam capacitados para uma inserção qualificada no mercado de trabalho, além de valorizarem uma formação voltada para a cidadania, por meio da arte e da cultura", analisa Renan Normando, coordenador de cultura popular da instituição. As cidades e bairros atendidos pelo desdobramento das oficinas estão no estágio final de negociação com parceiros locais e serão divulgadas pela direção em breve. 

Confira a tabela completa das oficinas de Belém aqui.

SERVIÇO
Oficinas Fundação Cultural do Pará
Inscrições até 9 de março
Aulas: 9 a 27 de março
Espaço Curro Velho - ‪R. Prof. Nelson Ribeiro, 287‬
Casa da Linguagem - Av. Nª Sra. de Nazaré, 31
Atendimento ao público das 9h às 18h
Mais informações: ‪3323-0066/ 0048‬/ 0039

registrado em:
Fim do conteúdo da página