Casa das Artes recebe Bienal de Pesquisa em Arte e Encontro Regional de Pesquisadores em Artes Plásticas

• Publicado: Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 12h10
  • Última atualização em Terça, 17 de Dezembro de 2019, 15h04

A Casa das Artes, instituição gerida pela Fundação Cultural do Pará, recebe, de 16 a 18, o IX Fórum Bienal de Pesquisa em Arte, evento que pretende aprofundar a discussão entre a Arte e outros campos de conhecimento.

Segundo Melissa Berbary, técnica em gestão cultural da FCP e uma das responsáveis pelo evento, nesse momento histórico de desconstrução de territórios questões de identidade, gênero, sobrevivência, garantias de direitos e de cidadania entram como pauta de urgência. “E os agenciadores da arte: artistas, professores, pesquisadores, produtores culturais etc, como qualquer outro  cidadão tomam parte, apresentam-se na luta social a partir de seu lugar, de sua linguagem, da sua ética, da sua política, do seu território, e este campo de conhecimento e atuação também está na mira das desconstruções”, explica a técnica.

Sobre o evento. O Fórum Bienal de Pesquisa em Arte é uma realização do PPGARTES, e tem 15 anos de atuação. É um espaço institucionalizado de debates e de socialização de pesquisas nas diversas linguagens artísticas em interface com outras áreas do conhecimento, realizadas por profissionais da UFPA e de outras instituições de ensino.

O evento agrega em sua programação o Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas e a Jornada Arte Educação do Profartes. O Encontro Regional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas destina-se a reunir pesquisadores para ativar discussões sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no corrente ano. O Encontro Regional será nesta segunda, 16, na Cidade de Belém.

Já a Jornada Arte Educação do Profartes reúne professores-artistas-pesquisadores-técnicos para possibilitar aos participantes e à comunidade vivenciarem experiências pedagógicas, estéticas, críticas, formacionais e éticas no domínio da arte, com vista a discussões, reflexões. A Jornada Arte Educação do Profartes  será nos dias 17 e 18 de dezembro de 2019, na Casa das Artes, sob a coordenação do Profartes/PPGARTES, como programação do IX Fórum Bienal de Pesquisa e em Artes.

Serviço: A Casa das Artes fica na Praça Justo Chermont, 236. Mais informações pelo link https://www.even3.com.br/9fbpa/.