Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Casa das Artes recebe Feira de Artesanato do Círio a partir da próxima terça, 8

  • Publicado: Sábado, 05 de Outubro de 2019, 19h05
  • Última atualização em Sábado, 05 de Outubro de 2019, 19h07
  • Acessos: 1195
imagem sem descrição.

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Casa das Artes, recebe, a partir da próxima terça, 8, a edição 2019 da Feira de Artesanato do Círio (FAC). Com uma área de 617 m²,  60 estandes, 12 a mais do que o ano passado, o evento terá cerca de 20 mil peças, de 62 artesãos dos municípios de Abaetetuba, Belém, Bragança, Salvaterra e Santarém, em várias tipologias– miriti, fibras, cerâmicas, biojoias, entre outras, cerca de 15 mil de miriti.

Em 2019, a Feira será toda climatizada e terá a exposição Círio das Águas, composta por barcos de miriti de diversos formatos e tamanhos. O horário de funcionamento será das 9h às 22h, com exceção dos dias 08 e 13 de outubro, que será das 14h às 22h. A FAC é realizada pelo Sebrae e conta com o apoio da prefeitura de Abaetetuba e do Governo do Estado. 

A coordenação do evento estima que 20 mil pessoas visitem o evento, e que o faturamento dos artesãos ultrapasse R$ 300 mil. “A FAC é uma ferramenta importante de abertura de mercado, aproveitando as condições favoráveis para bons negócios nessa época do ano, quando Belém recebe visitantes e turistas de várias partes do Brasil e do mundo. Os contatos realizados no evento geram vendas não apenas nos dias de feira, mas o ano todo”, frisa Rubens Magno, diretor-superintendente do Sebrae.

Origem. O Sebrae realiza esse tipo de evento no período do Círio há mais de duas décadas. A Feira de Artesanato do Círio (FAC) é a junção de dois deles, mais tradicionais: a Feira do Miriti, começou muito tímida, em 1989, na Cidade Velha, exclusiva para artesãos de miriti de Abaetetuba; e a Feira do Círio, que reunia o trabalho de diversos artesãos do estado, de várias tipologias, em uma área montada ao lado da Praça Santuário. Ambas, surgiram como forma de valorização do trabalho dos artesãos e do fomento à atividade como um negócio, abrindo mercado para a comercialização. Em 2010, elas passaram a ser realizadas em um mesmo espaço, na Praça Waldemar Henrique, cada uma com o seu nome. Depois, passaram a ocupar o mesmo espaço e o mesmo nome. Como FAC, ela está em sua 7ª edição. Desde 2017, a FAC é realizada bem no coração da festividade do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, na Casa das Artes, ao lado da Basílica Santuário.

Serviço: A Feira de Artesanato do Círio 2019 estará aberta à visitação de 08 a 15 de outubro, na Casa das Artes, que fica ao lado da Basílica Santuário de Nazaré. Funcionamento das 9h às 22h, exceto nos dias 08 e 13 – 14h às 22h. Entrada franca.

registrado em:
Fim do conteúdo da página