Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cia Do Nosso Jeito representa o Pará em campeonato na Rússia

  • Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 16h56
  • Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 16h56
  • Acessos: 146
imagem sem descrição.

A companhia de dança inclusiva Do Nosso Jeito viajou esta semana para São Petersburgo, na Rússia. O grupo de dançarinos garantiu vaga na Copa dos Continentes, competição de nível internacional que começou ontem (4) e vai até 9 de setembro. É a primeira vez que uma equipe paraense participa do evento – o maior da categoria em nível mundial.

Com um time composto por 10 bailarinos (sendo quatro andantes, cinco usuários de cadeira de rodas e o técnico), o grupo comemorou o feito nas redes sociais. “Fomos à luta, sonhamos determinados, alcançamos pessoas, instituições, padrinhos. A resiliência foi uma característica bem marcante nessa trajetória de conquistas diárias. Ainda temos muitas expectativas e sonhos para desbravar, uma janela se abriu e o mundo paralímpico irá nos conhecer”, publicaram em seus perfis, destacando a parceria com a comunidade civil e o Governo do Pará, por meio da Fundação Cultural do Pará. A postagem ainda menciona a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, a Confederação Brasileira de Dança Esportiva em Cadeira de Rodas, o Comitê Paralímpico Brasileiro e o Comitê Paralímpico Internacional.

O entusiasmo convive com um turbilhão de sentimentos na equipe, como a ansiedade e o senso de dever. “Estou bastante ansiosa e com um sentimento de gratidão muito grande por todos que nos ajudaram até aqui. E de muita responsabilidade também, por representar o Pará e nosso país”, conta Thays Reis, técnica em gestão cultural da FCP, instrutora de dança inclusiva e coordenadora do grupo. “Nós estamos levando várias coreografias que vão falar da nossa cultura, dos ritmos paraenses, da Amazônia, das nossas lendas. A expectativa é muito grande, tanto a nossa para o campeonato quanto a deles para conosco”. A professora também pontuou o que já está no horizonte da equipe para este semestre. “Vamos estar no Campeonato Brasileiro em Juiz de Fora, em outubro. Caso obtenhamos ranking, também estaremos no mundial da Alemanha, em novembro”.

A “Do Nosso Jeito” já representou o estado em várias competições nacionais, sendo agraciada com medalhas de ouro e prata. Vinculada à Fundação Cultural do Pará (FCP), a companhia nasceu do projeto homônimo que, há aproximadamente quatro anos, promove a inclusão de pessoas com deficiência física ou intelectual por meio da dança. As aulas do programa são ministradas na Casa das Artes e são totalmente gratuitas, abrangendo alunos com Down, transtorno do déficit de Atenção com hiperatividade (TDAH), deficiência auditiva, paraplegia e paralisia cerebral.

registrado em:
Fim do conteúdo da página