Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Expedição Literária da FCP chega a Santarém Novo no dia 26

  • Publicado: Sexta, 23 de Agosto de 2019, 11h49
  • Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 11h49
  • Acessos: 121
imagem sem descrição.

O projeto Expedição Literária, iniciativa do Governo do Estado por meio da Fundação Cultural do Pará, volta a viajar para o interior do Pará na semana que vem. A partir da próxima segunda-feira (26), o município de Santarém Novo recebe o evento, que chega à terceira edição. A programação ocorrerá de 26 a 31 de agosto, em cinco localidades diferentes.

A Expedição é uma realização da Diretoria de Leitura e Informação da FCP, e visa a construir um circuito de formação e fomento, pautado na qualificação de agentes multiplicadores para atuarem nas áreas da leitura e da promoção cultural. Para Santarém Novo, a comitiva da Fundação levará atividades como workshops de promoção e mediação de leitura, distribuição de livros, bate-papo com escritores e exposições. Também integram a agenda a Biblioteca Itinerante da FCP - promovendo contação de histórias e teatro de bonecos - e o Cine Líbero Luxardo Itinerante, que exibirá filmes de curta-metragem. Para coroar o fim dos compromissos de cada dia, um Sarau Lítero-Musical reúne performances de músicos e escritores locais. O formato desta edição será mais dinâmico, a fim de democratizar ainda mais o acesso: de segunda a quinta, a programação passará por diferentes comunidades, dedicando um dia inteiro a cada uma das localidades - Jutaizinho, Vila de Santo Antônio, Vila de Peri Meri e Vila de Pedrinhas, respectivamente. Já na sexta e no sábado, a grade se repetirá na cidade de Santarém Novo, na Escola Estadual Rosa Carreira.

O diretor de leitura e informação da FCP Guilherme Relvas destaca a troca de conhecimento como um importante ponto do processo de interiorização da gestão. “O objetivo é oportunizar a interação entre os públicos interessados nos debates e ações realizadas nestes municípios, promovendo livro, leitura e literatura paraenses - da mesma forma que visa a fomentar atividades culturais e difundir nossos talentos, beneficiando diferentes polos e regiões de integração do estado”. A Expedição Literária ocorreu pela primeira vez em abril deste ano, passando por Parauapebas e Redenção. Em julho, a segunda edição visitou os municípios de Cametá e Oeiras do Pará. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página