Galeria Theodoro Braga abre exposição Rito Resistência, de Evna Moura

• Publicado: Segunda, 08 de Julho de 2019, 08h45
  • Última atualização em Segunda, 08 de Julho de 2019, 10h06

A Fundação Cultural do Pará, por meio da Galeria Theodoro Braga, abre, nesta segunda-feira, 8, a exposição Rito Resistência, da artista paraense Evna Moura. A mostra vai até o dia 2 de agosto e a entrada é franca. O horário de visitação da Galeria é de 9h às 19h.

A mostra é dividida em três partes: o percurso inicia com a Amazônia ancestral e de resistência, com trabalhos em que a performance é utilizada como ferramenta de diálogo e proximidade com esses discursos e um áudio instalado para criar uma ambientação; a segunda parte é composta por imagens que trazem particularidades atuais da cultura paraense, música e suas paisagens - pessoas, povos e lugares; e por fim, completando a trajetória, imagens em técnicas de experimentações fotográficas analógicas e técnicas mistas com pinturas sobre fotografia e ensaios com sal e limão nos negativos, abstraindo um pouco mais a experiência desses lugares e tornando o processo mais orgânico.

A exposição, segundo Moura, é pautada entre o ficcional e o documental, mesclando técnicas utilizadas pela artista entre o tradicional e o contemporâneo de experimentação da imagem. “A exposição propõe ao espectador vivenciar uma viagem sob um olhar entre seus povos tradicionais, suas particularidades, cultos, misticismos, resistências e cultura”, explica a artista.

Evna é mestranda em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), em São Paulo, e graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará. Fez parte do Núcleo de Formação e Experimentação na Associação Fotoativa em Belém e do Núcleo de Documentação e Pesquisa, da mesma instituição, além de participar como artista convidada no Centro de Fotografia de Montevideo, Uruguay.

Serviço: A exposição Rito Resistência, de Evna Moura, estará aberta à visitação de 8 de julho a 2 de agosto, das 9h às 19h, na Galeria Theodoro Braga - subsolo da Fundação Cultural do Pará, Av. Gentil Bittencourt, 650. Entrada franca.