Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Cineclube alexandrino Moreira exibe documentário Mitã

  • Publicado: Sexta, 01 de Fevereiro de 2019, 12h14
  • Última atualização em Sexta, 01 de Fevereiro de 2019, 12h17
  • Acessos: 210
imagem sem descrição.

O Cineclube Alexandrino Moreira da Casa das Artes, da Fundação Cultural do Pará (FCP), exibe nesta segunda-feira (04), às 19h, o documentário “Mitã”, uma produção do Espaço Imaginário com direção de Alexandre Basso e Lia Mattos. A programação é feita pelo Laboratório de Produção Digital (LPD) e a entrada é gratuita.

Mitã, que significa criança na língua guarani. Criança brasileira, o ser humano em sua dimensão criadora transcende o tempo despertando para as possibilidades de um "Mundo Novo". Uma poética da infância inspirada por Fernando Pessoa, Agostinho da Silva e Lydia Hortélio, trazendo importantes ideias sobre educação, natureza, espiritualidade e a Cultura da Criança.

A partir do contato da equipe com as crianças indígenas do Mato Grosso do Sul e com anciões da Aldeia Amambai, que compartilham no filme um pouco das suas crenças e formas de ver a Infância, surgiu a inspiração para o título do documentário, que retrata este tempo sagrado na vida e na cultura da humanidade.

O filme foi originado de uma pesquisa realizada há mais de cinco anos pelos diretores e traz imagens feitas em diversas partes do país, como na Festa do Divino Espírito Santo, no Maranhão. Segundo as tradições portuguesas, a criança é coroada imperadora do mundo, simbolizando a esperança de uma nova era que nasce em cada pessoa.

Cineclube Alexandrino Moreira (LPD)

Mitã (2013 | Brasil | Alexandre Brasso e Lia Mattos | Documentário | 52 min.)

Local: Cineclube Alexandrino Moreira da Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236- Nazaré)

Data: 04 de fevereiro

Hora: 19h

Entrada Franca        

     

registrado em:
Fim do conteúdo da página