Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Fundação Cultural do Pará lança Caderno de oficinas

  • Publicado: Terça, 18 de Dezembro de 2018, 16h59
  • Última atualização em Terça, 18 de Dezembro de 2018, 16h59
  • Acessos: 392
imagem sem descrição.

Logo mais, às 18 horas, será o lançamento do segundo caderno de oficinas intitulado “Poéticas do desastre”, na Casa das Artes, a partir da 18h. Este trabalho é a continuação do primeiro caderno lançado no ano passado chamado “Poéticas do laboratório”. Todo este processo é resultado do Laboratório de Criação Literária realizada ao longo do ano na Casa das Artes.

O escritor Nilson Oliveira, organizador dos cadernos de oficinas explica de onde veio a ideia de fazer este trabalho. “O conteúdo foi todo produzido dentro de um processo muito singular, decorrente de práticas literárias desenvolvidas numa jornada de experimentação. A partir de uma estratégia mais direta de ler, ouvir e escrever”, conta.

O autor comenta sobre o trabalho coletivo realizado durante as oficinas. “O processo foi muito positivo, a experiência da escrita fundou um horizonte muito favorável, de trocas e de aberturas para pensar o presente. Isso é o mais importante”, disse.

As abordagens passam por questões contemporâneas, relacionadas a escrita, num ponto de possibilidades , no qual escrever se apresenta como situação extrema, uma reviravolta radical.

Vídeos - Durante a programação também serão exibidos cinco vídeos de perfis poéticos das escritoras que participaram do projeto “Literatura por Elas” desenvolvido na Casa da Linguagem. A coordenadora de artes literária da Fundação Cultural do Pará, Elaine Oliveira, detalha sobre o evento. “Durante a programação, os autores vão ler seus textos, depois disso iremos passar cinco curtas com perfis poéticos de escritoras contemporâneas de Belém com o objetivo de divulga-lás. Os vídeos tem duração de três minutos e as escritoras falam do seu processo criativo e suas influências literárias”, pontua.

O projeto “Literatura por Elas” surgiu em 2017 e visa difundir as obras das escritoras que fazem parte do cenário literário atual paraense. As autoras são Galvanda Galvão, Mayara La Rocque, Izabela Leal, Luciana Carreira e Josette Lassance.    

De acordo com a escritora e educadora Mayara La Rocque, o lançamento dos perfis contribui para o cenário literário de Belém. “Acredito que será um registro de grande importância e irá contribuir para o circuito literário da cidade, pois contempla a produção literária de escritoras, nos dando voz e espaço”, comemora.

Quadrinhos - Na noite de ontem, 17, na Casa das Artes foi lançada a revista “Simplesmente Eneida” em homenagem à escritora Eneida de Moraes, com resultado das oficinas de histórias em quadrinhos ministradas pelo quadrinista Volney Nazareno.

A iniciativa da produção da revista faz parte do projeto “Literatura em quadrinhos” que tem objetivo de fazer adaptações de escritores paraenses em quadrinhos. No ano passado, a obra “Menina que vem de Itaiara” foi adaptada para os quadrinhos, o livro é da autora paraense Lindanor Celina.

Serviço: Lançamento do Caderno de oficinas da FCP

Hora: 18h

Data: 18 de dezembro de 2018

Local: Casa das Artes na Praça Justo Chermont,263- Nazaré- Belém.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página