Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Teatro Waldemar Henrique é palco da gravação do primeiro DVD do Trio Manari

  • Publicado: Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 17h50
  • Última atualização em Quarta, 05 de Dezembro de 2018, 17h50
  • Acessos: 31
imagem sem descrição.

Na próxima quarta, 5, a partir das 19h, o Trio Manari grava seu 1º DVD, intitulado “Sons da floresta”, no Teatro Waldemar Henrique. A apresentação traz participação de parceiros e novidades da música percussiva amazônica. A entrada será gratuita.

O grupo desenvolve há 18 anos um trabalho de pesquisa voltado para a percussão de sonoridades amazônicas. De lá para cá, os musicistas nunca deixaram de se dedicar a cultura da percussão da Amazônia. Márcio Jardim, Nazaco Gomes e Kleber Benigno “Paturi” reúnem neste DVD um pouco do resultado de anos de pesquisa e difusão da música amazônica.

Os artistas também pesquisam instrumentos exclusivos da Amazônia, como o curimbó, que é feito de madeira rústica e de couro de boi, e faz nascer a base do ritmo mais tradicional da região, o carimbó. Junto com os instrumentos vêm novas batidas que conferem ao som ainda mais a cara da região de onde são originados.

Segundo Márcio Jardim, percussionista do grupo, o DVD “Sons da floresta” traz sete músicas inéditas. “Vamos ter peças de percussão realmente grandes, com todo mundo fazendo partes diferentes e compartilhando tambores. Os últimos trabalhos que a gente fez foram feitos em cima das músicas das outras pessoas, trabalhamos mais para acompanhar, e agora estamos voltando às nossas raízes. Os tambores estão na frente”, explica Jardim.

A faixa “Dançando no Rio” - que está no primeiro CD do grupo - e “Braços da Amazônia” serão regravadas trazendo uma nova roupagem, com a melodia e os baixos da marimba. Paturi, um dos integrantes do grupo, ressalta o mergulho maior em relação à área percussiva fomentando mais a percussão do norte. “A gente destaca esse universo para que seja mais visto aí fora do Brasil”, comenta Benigno.

Jardim destaca a inclusão de uma faixa de merengue. Já tinham a batida e pediram para o trombonista Manassés Malcher fazer um arranjo. “Já está muito bacana o arranjo e além disso terá um Boi de autoria do Nazaco”, detalha o artista.

Serviço: O Trio Manari grava o primeiro DVD na próxima quarta, 5, a partir das 19h, no Teatro Waldemar Henrique, que fica na Av. Presidente Vargas, 645.Entrada franca.

registrado em:
Fim do conteúdo da página