Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Sessão Cult exibe “Lawrence da Arábia” no Cine Líbero Luxardo

  • Publicado: Quinta, 05 de Julho de 2018, 17h12
  • Última atualização em Quinta, 05 de Julho de 2018, 17h12
  • Acessos: 127
imagem sem descrição.

Neste sábado, 07, às 14h30, a Sessão Cult apresenta o filme de 1962, “Lawrence da Arábia”, dirigido por David Lean, no Cine Líbero Luxardo, da Fundação Cultural do Pará (FCP). A exibição tem parceria com a Associação de Críticos de Cinema do Pará, contando a história de Al Lawrence num drama de guerras pelas arábias, vencedora de oito Oscars.

A vida do lendário arqueólogo militar e escritor T. E. Lawrence (Peter O'Toole). Ele renunciou à brilhante carreira no exército britânico para comandar tropas árabes contra a Turquia, na Primeira Guerra Mundial. Sherif (Omar Sharif), um amigo árabe, o vê como mais um inglês deslumbrado com o deserto. Mas, com suas estratégias, Lawrence une duas facções árabes rivais, tornando-os mais fortes para a guerra.

O filme é baseado no livro “Os Setes Pilares da Sabedoria” (1922), escrito pelo próprio T. E. Lawrence. A obra cinematográfica foi indicada a 10 categorias do Oscar, levando sete prêmios, incluindo os de Melhor Filme, Direção e Fotografia. Apesar de não ter sido nomeado ao prêmio de Melhor Ator, Peter O’Toole foi indicado mais oito vezes em sua carreira, provando um dos fatores pelo qual “Lawrence da Arábia” é admirado: grandiosas atuações.

O longa apresenta eventos históricos, como a Revolução Árabe e a 1ª Guerra Mundial, e as cenas de ação dentro deles são marcadas por suas magníficas fotografias no deserto, feitas por Freddie Young. O personagem principal tem sua personalidade alterada por meio de cada um desses acontecimentos, passando por sacrifícios e provocações, chegando à loucura, para conquistar a glória de se tornar um herói.

O filme de 1962 apresenta cenas, fotografias, atuações e trilha sonora que marcaram sua época e são lembradas no meio cinematográfico até hoje, dentro de uma extensa história que prende o telespectador até o final. “Lawrence da Arábia” terá entrada franca e sessão única neste sábado, 07, no Cine Líbero Luxardo, localizado no Centur.

Sessão Cult

“Lawrence da Arábia”, de David Lean (UK, 221 min, 14 anos)
Local: Cine Líbero Luxardo do Centur
Data: 07 de julho de 2018
Hora: 14h30
Preço: Entrada franca

registrado em:
Fim do conteúdo da página