Abertas as inscrições para o Prêmio Manifestações Culturais 2018

• Publicado: Segunda, 14 de Maio de 2018, 13h56
  • Última atualização em Segunda, 14 de Maio de 2018, 15h08

A partir de hoje, 14, estão abertas as inscrições para o Prêmio Manifestações Culturais 2018. A publicação foi feita no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira. Os interessados têm até dia 27 de junho (fim do prazo) para dar entrada nos documentos e completar a inscrição. O prêmio faz parte do Programa de Incentivo a Arte e Cultura – SEIVA, da Fundação Cultural do Pará (FCP). O objetivo é dar visibilidade, incentivo e ajudar a preservar expressões culturais tipicamente paraenses. Veja o edital completo clicando aqui, baixe os anexos clicando aqui.

Podem participar mestres e grupos ou comunidades de todo o território paraense, desde que desenvolvam trabalhos artísticos e culturais que transmitam conhecimentos e valores regionais - pois conservar a identidade cultural das diversas áreas do território paraense é um dos maiores objetivos do edital. Serão premiados 30 candidatos, sendo 15 mestres e 15 grupos/comunidades, no valor de R$6.500 (Seis mil e quinhentos reais) brutos, sujeitos a retenção por imposto de renda.

São considerados “mestres” pessoas físicas que tenham grande experiência e mais de 10 anos de práticas artísticas e culturais reconhecidas pela comunidade onde vivem. Grupos são coletivos envolvidos diretamente em manifestações culturais, também com mais de dez anos de trabalho, capazes de transmitir conhecimentos tradicionais. Cada candidato pode submeter apenas um projeto/atividade para concorrer ao prêmio, caso isso não seja respeitado o candidato será inabilitado.

Os documentos necessários deverão ser reunidos com os formulários em um envelope a ser entregue no protocolo da FCP, que fica no Subsolo do Centur – Av. Gentil Bittencourt 650, de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 18h. Informações na Diretoria de Interação Cultural 3202-4367.