Galeria Theodoro Braga encerra a exposição Encantarias da Ilha sobre a região de Algodoal

• Publicado: Quinta, 10 de Maio de 2018, 16h24
  • Última atualização em Quinta, 10 de Maio de 2018, 17h14

Cris Salgado, Flávia Souza, Pierre Azevedo, Roberta Brandão e Uirandê Gomes estarão presentes na próxima sexta-feira, 11, a partir das 18h30, na Galeria Theodoro Braga, para promover, junto à equipe da GTB, o encerramento da exposição fotográfica coletiva Encantarias da Ilha, uma reunião de imagens que retrata os olhares dos artistas visuais sobre os encantos de Maiandeua, especialmente da Ilha de Algodoal. Os artistas citados acima são os fotógrafos que compõe o coletivo responsável pela exposição.

A programação, que foi proposta pelo coletivo, começa às 18h30 com o Cine Encantaria e a exibição do documentário Mestres Praianos do Carimbó de Maiandeua. Depois disso segue uma roda de conversa com os artistas expositores e pra finalizar, uma apresentação de carimbó, por volta das 20h. Além dos artistas e visitantes, o evento também contará com a presença do mestre Zezinho, integrante do grupo de carimbó Nativos do Canal.

Flávia Souza, uma das fotógrafas responsáveis pela exposição e pela programação de encerramento, conta que é tradição da ilha começar e terminar com carimbó, por isso a ideia de trazer esse hábito para a exposição Encantarias da Ilha, além disso, afirma: “é importante que esses atores [mestres e tocadores de carimbó de uma forma geral] estejam inseridos no processo e falem de sua própria cultura”, arremata a fotógrafa.

Segundo Eliane Moura, técnica em gestão cultural da FCP, o encerramento das exposições coletivas costumam incluir programações mais diversificadas, quase sempre com o envolvimento dos artistas dos coletivos. “Além disso, sempre que tem um evento na Galeria ou mesmo na Fundação aumenta muito o fluxo de visitantes. É muito bom pras exposições”, explica a servidora.

Próxima exposição. A Fundação Cultural do Pará, em parceria com a Aliança Francesa, promove, entre 17 de maio e 8 de junho, na galeria Theodoro Braga, a exposição Au Coeur de Mai 68, trazendo ao público belenense 43 fotografias inéditas, realizadas durante os eventos de maio de 1968, em Paris, pelo grande fotógrafo Philippe Gras.

Serviço: A programação de encerramento da exposição fotográfica coletiva Encantarias da Ilha será amanhã, sexta, 11, a partir das 18h30, na galeria Theodoro Braga, que fica no subsolo do prédio sede da FCP, na Av. Gentil Bittencourt, 650. A entrada é gratuita.