Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Diversidade na II Feira Livre de Arte e Cultura

  • Publicado: Sexta, 09 de Março de 2018, 14h18
  • Última atualização em Sexta, 09 de Março de 2018, 14h23
  • Acessos: 543
imagem sem descrição.

A Fundação Cultural do Pará (FCP) realiza hoje e amanhã (10) a II Feira Livre de Arte e Cultura, no Centur, a partir das 17h. A Feira Livre é um espaço onde a cultura toma forma de shows musicais, espetáculos teatrais e exposições. Dentre os vários expositores a Afro’s Brasil’s e a Cooperativa LGBTI se destacam por trazer o tema de respeito às diferenças.

A Cooperativa LGBTI produz artigos de moda, canecas e outros produtos com a identidade visual LGBTI. Para Beto Paes, 45 anos, expositor e ativista dos direitos humanos, a Cooperativa é muito mais que isso, é uma forma de unir todos na luta contra o preconceito. “São mais que produtos bonitos, são para causar a reflexão de enfrentar a discriminação”, afirma. O expositor explica que os produtos são para todos. “São também para quem não é LGBTI, mas se identifica com a estética ou com a proposta de desconstruir esses conceitos de gênero”, pontua.

Isabel Angolana, 48, estilista e expositora da Afro’s Brasil’s, conta que as vestimentas africanas ainda são tratadas como fantasias e isso é uma forma de preconceito, por isso ela tem como objetivo valorizar essa cultura. “Pretendo passar a valorização da cultura negra de forma positiva, sem caricatura. Já que tem pessoas que tendem a denegrir as vestes africanas”, afirma.

A estilista ainda ressalta que o racismo, seja ele explicito ou não, não a impede de se expressar. “Existe o racismo declarado e não declarado, mas nada disso me impede de depositar minha arte no mercado”, pontua. Nesse clima de respeito às diferenças que a II Feira Livre vai tomando forma como uma referência de intercambio cultural. Seja você quem for, será bem vindo.

A II Feira Livre de Arte e Cultura acontece a partir das 17h. A programação começa hoje e segue até amaná, dia 10 de março.

registrado em:
Fim do conteúdo da página