Exposição Reinos Místicos, de Renata Aguiar

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2017, 11h44 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2017, 13h51 | Acessos: 542

Reinos Místicos - Renata Aguiar

reinosmisticos234

Reinos Místicos

Como muitos artistas ocidentais antes de mim, e hoje ainda – fetichistas orientalistas que se renovam – me lancei ao desconhecido e misterioso oriente, em busca deste destino imaginado. Confrontada com a realidade de uma terra, tão distante da minha e de tantas maneiras, múltipla e inapreensível, percebi o destino posto no próprio caminho, no movimento constante que é a roda da vida e o fluxo da história.

Numa jornada por vezes solitária, passei pelo topo do mundo nos Himalaias, atravessando seus profundos e férteis vales. Descobri desertos gelados e refugiados tibetanos. Encontrei por toda parte animais sagrados em seus templos. Conversei com muitos sábios, homens e mulheres. Gente nômade de todo tipo, ciganos tradicionais e viajantes ocasionais de todas as partes do mundo. Em Goa, encontrei mercadores com os quais podia conversar em fluente português. Jaipur me iluminou com as luzes do Diwali, e de Hampi a Kerala vi elefantes para toda uma vida. Vivi o Janmashtami em uma pequena viela da Deli, pelo qual sou grata. Todos esses lugares me habitam; pessoas, imagens, cheiros, que são hoje parte de mim.

Místico é esse tipo de encantamento, uma tendência ou inclinação a viver em comunhão com o divino ou o sagrado. Muito antes da península Índica ser colonizada pela Inglaterra, Portugal e Holanda, lá existiam dezenas de reinos, com tradições, hábitos e mitos próprios. Pela força da imposição colonial, o Hindustão foi explorado econômica e politicamente pelas Companhia das Índias Orientais das metrópoles. Com a independência em 1946, a região da península se divide nos países Índia e Paquistão, posteriormente surgindo Bangladesh.

“Reinos místicos” é um recorte da experiência de uma jornada de seis meses, vivenciando e documentando as religiosidades, que na Índia são mais que uma crença, permeiam a vida, e dela nunca se separam, construindo um lugar diverso, conflituoso, multifacetado e paradoxal, mas acima de tudo místico.

As imagens que trago comigo são construídas de afetos e encontros, que revelam a diversidade e potência da humanidade que se constrói nas mais distintas e ricas formas culturais. Nessa jornada fotográfica, coloco em movimento identidades, não apenas a do outro, mas principalmente a minha.

Renata Aguiar

rmrenata rmrenata2

rmrenata3

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO: Reinos Místicos, de Renata Aguiar

ABERTURA: 21 de setembro de 2017, às 19h

VISITAÇÃO: de 21 setembro a 11 de outubro de 2017, de segunda a sexta das 9h às 18h.

LOCAL: Galeria Theodoro Braga, Térreo/Centur, Av Gentil Bittencourt, 650, Nazaré - Belém.