Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Curro Velho e Casa da Linguagem inscrevem para último módulo de oficinas do ano

  • Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2017, 10h44
  • Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2017, 10h54
  • Acessos: 541
imagem sem descrição.

Estão abertas, as inscrições do novo e último módulo de 2017 das oficinas de arte e oficio da Fundação Cultural do Pará (FCP), realizadas nas unidades  do Curro Velho e Casa da Linguagem. As inscrições para mais de 100 opções de cursos nas linguagens musical, verbal, cênica, visual, audiovisual, entre outras, podem ser realizadas nas unidades até o dia 22 de novembro. Confira aqui e aqui todas as opções de cursos.

 

A inscrição é gratuita para os alunos da rede pública de ensino (fundamental e médio), e para os demais é cobrada uma taxa única de 20,00 (vinte reais). As oficinas serão realizadas no período de 22 de novembro a 13 de dezembro de 2017.

 

A oficina de Fotografia Contemporânea ministrada pelo baiano Alex Oliveira foi um dos cursos de linguagem audiovisual no Curro Velho, que encerrou neste mês. O instrutor conta que a ideia da oficina foi compartilhar com os alunos as referências de fotografias contemporâneas, usando a proposição como conceito de um material final, produzindo imagens como conteúdo, para depois virarem intervenção lambe-lambe (vertente da arte de rua que utiliza cartazes como intervenção urbana).

 

O instrutor acrescenta que uma das sugestões que ele e os alunos propuseram foi a de produzir retratos. “A gente montou um estúdio improvisado, com um fundo infinito, colocou luzes, e convidamos as pessoas que convivem no Curro Velho, com a ideia de criar um retrato coletivo e mostrar essas diferentes faces que ocupam o Curro Velho. Inicialmente começamos produzindo retratos nossos também como uma forma de convidar as pessoas a também participarem”, comenta.

 

Alex Oliveira, conta ainda que no final, como resultado, produziram uma obra coletiva, não necessariamente com uma autoria separando cada trabalho, e sim um material com participação de todos, apresentando um arsenal de referências e compartilhando as referências com os participantes.

 

“Foi uma experiência muito interessante, justamente pela diversidade de público aqui do Curro Velho, desde um adolescente de 17 anos a uma senhora de 66, é um público muito diverso. Para mim é muito desafiador, mediar esse conhecimento e ao mesmo tempo abraçar a experiência deles com a fotografia, e trazer isso de um jeito que fique mais orgânico possível. Eles participaram de uma forma muito intensa. É uma experiência muito gratificante e com certeza transformadora”, comemora o instrtutor.

 

Segundo o assistente cultural da FCP, Jorge Ramos, que faz parte do setor de linguagem audiovisual do Curro Velho, neste último módulo disponibilizaram quatro oficinas de audiovisual - Fotografia Contemporânea, Pinlab Confecção de Câmeras Artesanais, Produção de Curta-metragem e Fotografia Digital em Preto e Branco. Para o novo e último módulo de 2017 que se inicia no dia 22 de novembro, ofertarão duas oficinas de fotografia e duas de vídeo.

 

“Desde a criação do Curro Velho, a gente oferta oficinas de audiovisual. São oficinas de fotografia realizadas dentro do laborátorio, desde a revelação das imagens. Também fotografia digital, produção de vídeo, roteiro, e muitas outras”, explica Jorge Ramos.

 

Serviço:

Oficinas de Arte e Ofício do Curro Velho e Casa da Linguagem

Inscrições até o dia 22 de novembro de 2017, de segunda à sexta-feira

Local: Núcleo de Oficinas Curro Velho, localizado no Telégrafo e Casa da Linguagem localizada na Avenida Nazaré.

Realização: 22 de novembro a 13 de dezembro de 2017

Inscrição gratuita para alunos de escola pública e taxa única de 20,00 para os demais.

registrado em:
Fim do conteúdo da página