Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto Ópera na Tela exibe “O Trovador” no Cine Líbero Luxardo

  • Publicado: Terça, 10 de Outubro de 2017, 13h53
  • Última atualização em Terça, 10 de Outubro de 2017, 13h54
  • Acessos: 67
imagem sem descrição.

“O Trovador”, uma das óperas mais populares do compositor Guiseppe Verdi, apresentada pela Orquestra e Coro da Ópera de Paris, será exibida na programação de outubro do projeto Ópera na Tela, do Cine Líbero Luxardo da Fundação Cultural do Pará (FCP), nesta terça-feira (10), às 19h.

A ópera em quatro atos de Verdi é baseada no romance “El Trobador”, de Antonio Garcia Gutierrez. A primeira apresentação foi no Teatro Apollo, em Roma, no ano de 1853. A obra integra juntamente com “Rigoletto” e “La traviata” a chamada ‘trilogia verdiana’, formada pelas óperas mais renomadas de Verdi.

“O Trovador” é uma experiência vertiginosa. Uma sequência impressionante de árias, duetos e conjuntos, interrompida por aclamações do público, enquanto o próximo cantor se prepara para ofuscar seu antecessor ou morrer tentando. Esta é uma ópera para cantores por excelência. Com fortes acentos e de dinâmica de contrastes extremos, exige sombra e fogo de seus intérpretes. A voz do poeta e cantor Manrico em sua primeira aparição, ecoando no vazio, acompanhado apenas por uma harpa, dá ao Trovador uma dimensão quase fantástica.

Sinopse - Leonora ama Manrico sem saber que ele é irmão de Conde Luna, para quem está prometida. Os irmãos se enfrentam sem saber do parentesco. Acreditando na morte de seu amado, Leonora vai para um convento. Manrico aparece e leva a jovem ao altar. O casamento é interrompido quando recebem a notícia de que Azucena, mãe de Manrico, está sendo levada à fogueira. Manrico é preso e morto por Luna. Leonora se envenena e Azucena revela que Luna matou o próprio irmão.

 

Serviço: Projeto Ópera na Tela exibe “O Trovador”, de Giuseppe Verdi. Nesta terça-feira, 10 de outubro, às 19h, no Cine Líbero Luxardo (térreo do Centur). Entrada 12,00 (inteira) e 6,00 (meia).

registrado em:
Fim do conteúdo da página