Ir direto para menu de acessibilidade.

Opções de acessibilidade



Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Verparacuri mistura artesanato e teatro em apresentação na Casa das Artes

  • Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2017, 13h39
  • Última atualização em Quinta, 05 de Outubro de 2017, 16h45
  • Acessos: 106
imagem sem descrição.

O espetáculo Verparacuri, fruto da pesquisa cênica “O Artesanato do Paracuri em Teatro de Formas Animadas”, feita pela atriz e contadora de história Vandiléia Foro, será apresentado nesta quinta-feira (5), às 20h, na Casa das Artes, localizada ao lado da Basílica Santuário de Nazaré, com entrada franca.

Contemplado no Prêmio de Pesquisa e Experimentação Artística 2017, do Programa Seiva de Incentivo à Arte e à Cultura, desenvolvido pela Fundação Cultural do Pará (FCP), o projeto teve como objeto de pesquisa a cerâmica do Paracuri, híbrida por misturar referências marajoaras, tapajônicas, rupestres e o “desenho da própria criatividade” do artesão.

A atriz-pesquisadora Vandiléia Foro traz à cena recortes do cotidiano das olarias, afetos, memórias e encontros, ressignificando a cerâmica do Paracuri através do teatro de formas animadas, utilizando como instrumento indutor as linguagens que a constituem artisticamente.

A apresentação também traz um varal de fotos do artesanato do Paracuri, registros de Karina Paes e Vandiléia Foro, que durante a pesquisa foram registrando os momentos e objetos encontrados nas olarias.

O Paracuri e um dos bairros mais representativos do Distrito de Icoaraci por sua importância na produção artesanal, em especial os vasos indígenas nos estilos Tapajônico e Marajoara.

O público poderá conferir o espetáculo também nos dias 11 e 25 de outubro, no Casarão do Boneco, localizado na avenida 16 de Novembro, nº 815, entre a rua Veiga Cabral e a Praça Amazonas.

Serviço: “Verparacuri - O Artesanato do Paracuri em Formas Animadas”. Dia 5 de outubro, às 20h, na Casa das Artes (Praça Justo Chermont, ao lado da Basílica Santuário de Nazaré). Entrada franca.

registrado em:
Fim do conteúdo da página